sábado, 13 de maio de 2023

CHATGPT: SUGESTÕES DE TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2023

 Olá, jovem internauta. Perguntamos ao ChatGPT dez sugestões de temas para a redação do Enem 2023. Aí vão, com direito a dica da IA no final:

Claro, aqui estão dez temas possíveis para a redação do Enem 2023:

  1. O papel da tecnologia na educação contemporânea.
  2. A influência das redes sociais na formação da identidade dos jovens.
  3. A crise ambiental e a responsabilidade das empresas na preservação do planeta.
  4. O desafio da inclusão social de pessoas com deficiência.
  5. A necessidade de repensar a cultura do trabalho em um mundo cada vez mais organizado.
  6. Os limites da liberdade de expressão e da responsabilidade individual na internet.
  7. O papel das políticas públicas na redução das desigualdades sociais no Brasil.
  8. O impacto da cultura do cancelamento no debate público.
  9. A importância da diversidade cultural na construção da identidade brasileira.
  10. A saúde mental dos jovens e a importância do acesso ao tratamento psicológico.

Lembre-se que esses são apenas exemplos, e que o tema real da redação só será divulgado pelo Enem na data do exame. A melhor forma de se preparar é praticar a escrita e ler bastante, mantendo-se atualizado sobre questões sociais e políticas relevantes.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

TEMAS INTERESSANTES PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2022

 1.Educação à distância e os impactos da pandemia no sistema de ensino online;

2.O voto como ferramenta de transformação da sociedade;

3.O abuso nos trotes universitários;

4.A importância da empatia e da prática;

5.- Juventude, trabalho e projeto de vida;

6.Percepção sobre bem-estar e felicidade;

7.Aumento da depressão entre os brasileiros na pandemia;

8.Relevância dos influenciadores digitais nos padrões de consumo;

9.Uso das redes sociais na disseminação de fake News;

10.O Homeschooling e o desenvolvimento social da criança;

11.Como diminuir a evasão escolar;

12.Golpe pelas redes sociais.

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

A COMPETÊNCIA I: DOMÍNIO DA NORMA CULTA

A primeira competência da Matriz de Referência diz respeito ao elemento mais evidente na leitura de um texto: O DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA. A sua avaliação é pautada pelo que dispõe a norma padrão da língua escrita e deve levar em consideração que o domínio dessa norma está estratificado em níveis que dizem respeito tanto ao léxico e à gramática quanto à fluidez da leitura, a qual pode ser prejudicada ou beneficiada por uma construção sintática ruim ou boa. 

Na avaliação da COMPETÊNCIA I, também é importante que compreendamos a que se referem os níveis precário, insuficiente, mediano, bom e excelente de domínio da escrita formal da Língua Portuguesa, estes estão previstos nos níveis 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente, da Matriz de Referência para Redação do Enem. O desconhecimento total da expressão formal na modalidade escrita refere-se ao nível 0.

0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 

1 - Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. 

2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. 

3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 

4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 

5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. 

ALGUNS DESVIOS MAIS COMUNS:

Uso de Á / há / A / À; 
Usos indevidos de maiúsculas E minúsculas;  
Desvios de vírgula;
Separação de verbo E objeto; 
Pontuação (ausência, excesso E inadequações);

No trecho “Hoje nos deparamos com várias situações de violência por conta de religião. Pessoas que não respeitam a opinião do próximo. Muitas vezes acontecem por conta da falta de compreensão do outro”, gerou-se uma separação de ideias por ponto final que compromete a estrutura sintática do texto. 
Idealmente, esse participante teria que ter organizado suas ideias em períodos mais bem elaborados, em algo como: 

“Hoje, nos deparamos com várias situações de violência por conta de religião, como pessoas que não respeitam a opinião do próximo. Isso, muitas vezes, acontece por conta da falta de compreensão do outro”. 

Não é uma questão de estilo, mas o fato de haver uma oração incompleta, nesse caso “Pessoas que não respeitam a opinião do próximo”, sem autonomia. Deixa-se, dessa forma, a impressão de que há falta de outra oração (talvez, “Pessoas que não respeitam a opinião do próximo fazem isso porque não compreendem o outro”). 

Problemas de estruturação sintática;
Uso inadequado de pronomes pessoais;
Uso de pronome pessoal do caso reto no lugar do oblíquo como complemento de verbos transitivos diretos; 
Exemplo: 
A sociedade muda, mas o homem vê ela como imutável. 

A frase:
“Ela não se intimidou diante da situação dênuncia as vezes as pessoas tem medo de denúncia os agresares”
Possivelmente significa, se corretamente escrita:
“Ela não se intimidou diante da situação. Denunciou. Às vezes as pessoas têm medo de denunciar os agressores”.

 Essa justaposição dos trechos numa única frase comprometeu o entendimento e a leitura. 

Colocação pronominal;
O uso incorreto do “onde”;
O uso incorreto de “onde” sem função locativa, como no exemplo a seguir, deve ser penalizado na Competência IV. Exemplo: A intolerância religiosa é um problema grave, onde devemos combater. 
 Todavia, há casos em que o “onde” é usado com função locativa, mas o participante utiliza o advérbio “aonde” (ou vice-versa). Nessas situações, a penalização ocorre na Competência I, como no exemplo: A igreja é um lugar sagrado aonde as pessoas congregam e buscam a paz espiritual. 

IMPRECISÃO VOCABULAR:
Há situações em que a escolha dos termos compromete sensivelmente a clareza das ideias. Num caso em que o participante escreve “O Brasil é um país muito democrático. É inaceitável que para resolvermos um simples problema temos que preencher tantos papéis”. O contexto deixa claro que a palavra “democrático” foi usada imprecisamente no lugar de “burocrático”. 
Problemas de imprecisão vocabular também ocorrem quando uma palavra aparece no texto, e o sentido que se queria dar era o de outra palavra, devido à proximidade grafossonora entre elas. 

USO IMPRECISO DE VOCÁBULÁRIO:
“a cerca de” (indica aproximação: Minha família mora a cerca de 2 km daqui);
“acerca de” (locução prepositiva e equivale a “sobre”, “a respeito de”: Estávamos conversando acerca de Educação); e
“há cerca de” (indica tempo decorrido: Compraram aquela casa há cerca de três anos). 
“a fim” (faz parte da locução “a fim de” e significa “para, com o propósito, com o intuito” e indica finalidade: Fez tudo aquilo a fim de nos convencer de sua inocência) e 
“afim” (é um adjetivo e significa “igual, semelhante, parecido”: Suas ideias são afins). 
“descriminalizar” (ato de absolver uma pessoa de crime) e 
“discriminar” (atitude de distinguir, de separar ou segregar uma coisa da outra);
“perca” (forma verbal do verbo “perder”) e 
“perda” (substantivo que significa “se privar, desapossar, excluir” de alguém ou de algo que se tinha). 
“por ventura” (locução sinônima de “por sorte”, sendo usada para indicar uma situação favorável: Foi por ventura que conseguimos escapar daquela confusão.) e
“porventura” (advérbio sinônimo de “por acaso”, sendo usado para indicar uma situação hipotética: Se porventura vocês mudarem de ideia, por favor avisem o mais rápido possível.).
“retificar” (corrigir algo, emendar) e
 “ratificar” (validar algo acertado, confirmar, reafirmar); 
“se não” (união da conjunção se + advérbio não. Usado quando puder ser substituído por “caso não”: Se não der para você vir, não tem problema.) e
“senão” (Use quando puder substituir por “do contrário”, “porém”, “a não ser”, “mas sim”, “mas também”: Não lhe resta outra coisa senão pedir perdão). 
“sob” (embaixo de, em estado de, sujeito à influência ou ao comando de algo: Não consigo trabalhar sob pressão / Passamos sob a ponte esta tarde.) e
“sobre” (em cima de, acima de ou a respeito de: A aula de hoje é sobre a Competência 1 / Deixei meus óculos sobre a mesa da sala.). 
“à medida que” (locução conjuntiva com o sentido de proporcionalidade. Equivale à locução “à proporção que”: À medida que o tempo passa, ele fica mais exigente.);
“na medida em que” (corresponde a “tendo em vista que”, “já que”, “uma vez que”: Na medida em que não chegou a um acordo, foi despedido.);
“a medida em que” (não existe).
“ao encontro de” (expressão usada para indicar concordância: Essa lei vem ao encontro dos interesses da população. (Essa lei vem a favor, em direção aos interesses da população) ) e 
“de encontro a” (tem significado de “contra, em oposição a”: Esta questão está indo de encontro aos interesses da empresa. (Esta questão está indo contra os interesses da empresa).). 

É NECESSÁRIO; É PRECISO:
Será cobrada a concordância de “ser necessário” e “ser preciso” quando o elemento que vier na sequência for introduzido por um determinante (artigo, pronome indefinido, pronome demonstrativo). Assim, em “é necessário campanhas” não há desvio; entretanto, em “é necessário uma campanha”, há um desvio, pois o correto seria “é necessária uma campanha”. Todavia, caso não haja determinante algum e a concordância se verificar, não será considerado desvio. 

RESUME ESSES APONTAMENTOS:
“É necessário campanhas” (CERTO)
“São necessárias algumas campanhas” (CERTO)
“É necessária uma campanha” (CERTO)
“É necessário uma campanha” (ERRADO)
“É necessário que haja uma campanha” (CERTO)
“É necessária que haja campanha” (ERRADO)
“É necessário fazer campanhas” (CERTO) 
“São necessárias fazer campanhas” (ERRADO)

SUCESSO!!!

quinta-feira, 25 de março de 2021

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quinta-feira, 12 de novembro de 2020

ATENÇÃO A ESTA TEMÁTICA PARA O ENEM 2020!

 Caríssimos internautas,


O ano de 2020 está sendo marcado por várias questões, mas uma em particular chama bastante atenção como tema da redação do Enem: os 30 anos que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) faz este ano. 


Não perca tempo!!!


Corre lá nesse link abaixo e veja um tema super interessante para você desenvolver em uma dissertação-argumentativa.


LINK:

https://www.plataformaredigir.com.br/Temas/Detalhe/modelo-enem---30-anos-de-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente_enem#void


Não fique preso somente ao ECA, mas atente-se a temas que envolvam crianças e jovens como um todo: violência, suicídio, penalidades, emancipação, estudo, tecnologia, etc.


Sucesso!

quarta-feira, 8 de julho de 2020

VENHA CONFERIR!


Próxima sexta-feira, dia 10/07, teremos a presença do professor Gustavo Atallah Haun, que abordará conceitos das linguagens e códigos com o tema: "O ENEM e a interpretação de texto em um país de não leitores”. 

Nosso encontro será as 19h em nosso canal “Ciclo de debates: Estudando na pandemia”

Link do canal: 

https://www.youtube.com/user/acidadedetallsville


Esperamos por todos vocês!!!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

A BELEZA DA LÍNGUA!

As proparoxítonas são mágicas, únicas, o máximo!

Falar sobre as proparoxítonas sempre me remete à "Construção", do Chico Buarque, letra que ele escreveu com maestria finalizando cada verso com uma proparoxítona. 
Isso deu uma força incrível à produção!

"Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto.

As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico. 
Estão para as outras palavras assim como os mamíferos para os artrópodes.

As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Das mais lânguidas às mais lúgubres. Das anônimas às célebres.

Se o idioma fosse um espetáculo, permaneceriam longe do público, fingindo que fogem dos fotógrafos e se achando o máximo.

Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto - e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica!

Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito. 
É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo. 
O inclinado e o íngreme. 
O irregular e o áspero. 
O grosso e o ríspido. 
O brejo e o pântano. 
O quieto e o tímido.

Uma coisa é estar na ponta – outra, no vértice. 
Uma coisa é estar no topo – outra, no ápice. 
Uma coisa é ser fedido – outra é ser fétido.

É fácil ser valente, mas é árduo ser intrépido. 
Ser artesão não é nada, perto de ser artífice. 
Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice.

(Este último parágrafo contém algo raríssimo: proparoxítonas que rimam. Porque elas se acham únicas, exóticas, esdrúxulas. As figuras mais antipáticas da gramática.)

Quer causar um impacto insólito? Elogie com proparoxítonas. 
É como se o elogio tivesse mais mérito, tocasse no mais íntimo. 
O sujeito pode ser bom, competente, talentoso, inventivo – mas não há nada como ser considerado ótimo, magnífico, esplêndido.
Da mesma forma, errar é humano. Épico mesmo é cometer um equívoco.

Escapar sem maiores traumas é escapar ileso – tem que ter classe pra escapar incólume.

O que você não conhece é só desconhecido. O que você não tem a mínima ideia do que seja – aí já é uma incógnita.

Ao centro qualquer um chega – poucos chegam ao âmago.

O desejo de ser uma proparoxítona é tão atávico que mesmo os vocábulos mais básicos têm o privilégio (efêmero) de pertencer a esse círculo do vernáculo – e são chamados de oxítonos e paroxítonos. Não é o cúmulo?"

Fonte: https://www.facebook.com/eduardo22affonso/posts/193322804815661

[Por Eduardo Affonso]

domingo, 3 de novembro de 2019

E O TEMA SEM NOÇÃO FOI...



E mais uma vez o MEC e o Inep inovaram com um tema inesperado, fácil, porém de total falta de bom senso, com tantos temas graves muito mais interessantes e importantes para serem discutidos hoje em dia. 

Espera-se que os alunos tenham um senso crítico, com a total falta de apoio e o corte de verbas da Ancine, por parte do atual (des?)governo, além de todo patrulhamento ideológico deste que está cerceando o bom trabalho no setor.

Muitas cidades não têm sequer salas de aula adequadas, quanto mais de cinemas... Além de tudo, no Brasil, cinema é um luxo, é excludente, sim, porque é caro para o brasileiro médio que ganha um salário mínimo ou mora no interior/zona rural!

A meu ver, o mais pertinente dessa temática é trazer um assunto que envolva as Artes, uma vez que elas são tão desprezadas por nossos jovens, principalmente em época de Netflix ou plataformas streamings. 

E o que falar nas intervenções? Salas gratuitas, construções de cinemas, mais incentivo por parte do governo, festivais em todo país? Escolas elaborarem salas de cinema, embora a LDB e o PNE já contemplem como necessidade? Distopia... Utópico frente a realidade hodierna dessa terra brasilis... 

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

ENFIM, CHEGOU A HORA...

AOS "ENENZEIROS":

Chegou a hora tão esperada para o estudante do Ensino Médio: a prova do Enem. Agora é o momento de colher os louros, os resultados, de tanto esforço, persistência, dedicação e, por que não, abdicação por um ano de estudos!

Depois de tantos anos, muitos ainda me perguntam: "e o tema da redação, professor?" Isso é o menos importante, acreditem! Importante é saber o que fazer com qualquer tema que cair... Importante é ter visão crítica, social e saber dar as intervenções necessárias ao assunto tratado! É saber como iniciar, desenvolver e concluir uma dissertação!

Mesmo assim, sem mediunismo ou profetismo, pode-se indagar acerca de algumas possibilidades temáticas, sabendo que é um TIRO NO ESCURO, sem nenhum sentido pragmático real, como sói acontecem aos chutômetros da vida!

TEMAS POLÊMICOS

Desnecessário dizer que este ano não cairá temas de natureza polêmica, o atual (des?) governo deve fugir de bolas divididas com tanta propaganda contra, tantos desafetos, tantas confusões e ineficiências neste primeiro ano. Então, temas que envolvem maioridade penal, armamento civil, aborto, corrupção, destruição do meio ambiente, milícias, serviços públicos, etc., estará absolutamente fora de cogitação! Seria um tiro no pé... 

LGBTQR

De acordo com o MEC, Inep e o próprio presidente, o tema de 2019, assim como toda a prova, sofrerá censura ideológica. Dessa forma, temas que tratem do público LGBTQR estarão totalmente fora de pauta! Novamente, o (des?) governo não dará visibilidade a esse assunto, que é tão necessário, importante e válido no século XXI. Porém, para os ultradireitistas, fanáticos e com forte influência de uma igreja protestante fora da realidade, pode-se descartar esse viés das minorias. 

CLICHÊS

Fazendo um apanhado dos principais sites cujo foco seja o Enem há temas que parece serem comuns a todos eles. Elencarei aqui alguns que considero como principais:

  • Saúde mental;
  • Mídias Sociais;
  • Educação;
  • Tecnologia;
  • Envelhecimento da população.

Claro que o "enenzeiro" deve imaginar os respectivos subtemas vinculados a esses temas gerais, a exemplo, saúde mental pode vir com o enfoque em depressão, suicídio, (cyber) bullying, ansiedade, etc., envolvendo sempre a faixa etária dos jovens, público alvo da prova. Esse tipo de assunto pode ser tratado no texto, de forma que não se ataque, desmoralize-se, a política de antão. 

LEIS QUE INFLUENCIARAM PROVAS ANTERIORES

Há, no entanto, uma galera das "teorias conspiratórias" dizendo que as últimas cinco provas do Enem foram baseadas em Leis ou Projetos de Lei votados no primeiro semestre. Assim, fizemos uma busca das principais leis votadas neste ano, para informá-lo, meu nobre leitor, a respeito. Vamos a elas:

Lei 13. 819 - dispõe sobre a prevenção ao suicídio e automutilação;
Lei 13.803 - dispõe sobre a frequência e evasão escolar;
PL sobre doação de órgãos e
Lei 13.812 - dispõe sobre a busca de desaparecidos.

Fiquem atentos a isso e não deixem de passar os olhos nessas leis supracitadas.

Eis aí um esboço do que pode cair como tema da prova de redação do Enem 2019. Desejamos de coração a todos os nossos seguidores, eventuais ou não, uma ótima prova e que Deus, na sua imensa sabedoria e justeza, possa iluminar a mente de cada um em particular!  

Sucesso a todos!!!

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

DICAS PARA O ENEM:

Enem: leia redações de treineiros que tiraram nota 1000
Eles ainda estavam nos primeiros anos do ensino médio quando fizeram o exame e, mesmo assim, alcançaram a nota máxima

Bia Rohen
05/10/2019 - 07:00 / Atualizado em 07/10/2019 - 11:30

Treinar com provas antigas ou simulados é fundamental para se dar bem na redação, dizem os estudantes Foto: Divulgação / MEC

RIO - Vale a pena fazer a prova do Enem como um teste? Os estudantes Letícia Sant’Anna, de Sergipe, e Tiago Henrique Rodrigues, da cidade de Guarabira (PB), garantem que a prática leva à perfeição. Os jovens fizeram a prova no ano passado só para treinar e... surpresa! Tiraram a tão sonhada nota 1000 na redação. Um feito para pouquíssimos. O tema da redação em 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet”.
O resultado veio com dedicação e rotina de estudos. Além da escola, Letícia ainda fazia cursinho, mesmo estando no 1º ano do ensino médio. Ela, que tem 15 anos, tinha a intenção de se preparar para a prova desde cedo:

A estudante Letícia Sant'Anna, que tirou 1000 na redação do Enem quando estava no 1º ano do ensino médio Foto: Arquivo pessoal
— Mais do que saber o assunto, queria me sentir tranquila com o estilo da avaliação. Esperava uma nota acima de 800, mas a pontuação máxima foi realmente uma surpresa — conta a estudante, que pretende cursar Direito.
O mesmo aconteceu com Tiago, de 16 anos, que agora está no 3º ano do ensino médio. Mesmo frequentando um curso de redação, ele não imaginava que pudesse tirar 1000 porque sua nota havia caído de um ano para o outro:
— Sempre gostei muito de estudar e fiz o Enem desde quando estava 9º ano. Minha média geral foi aumentando gradativamente, mas a nota da redação não. No meu primeiro exame fiquei com 630. No segundo, 600. Na terceira vez fiquei com 785 na média e nota máxima na redação — compara.

Como já tinha feito a prova no ano anterior, Letícia foi ainda mais confiante em 2018: combinou a experiência da avaliação com a ausência da pressão de ter que ser aprovada. Ela conta que a segunda vez foi importante para ver o que precisava melhorar e colocar em prática novos conteúdos adquiridos. Agora, ela quer o desafio de novo, mas sem cobrança da uma nota máxima da redação:
— Vou continuar estudando para outras matérias, mas sei que é muito difícil tirar 1000 de novo na redação. Meu objetivo é aprender a argumentar cada vez melhor e não perder o ritmo da prova — comenta.
Tiago também acredita que há vantagem em fazer a prova como treineiro. Agora, ele vai usar a experiência para dar tudo de si:
— Todo mundo fica mais tranquilo sem a cobrança da aprovação. Também foi assim comigo. Pretendo estar em constante evolução. Como é meu último ano na escola, desta vez vou fazer a prova para valer! — diz Tiago.

Corrigir a redação dos outros ajuda a treinar
Antes da nota 1000, Letícia já usava sua habilidade com a escrita para ajudar os colegas:
— Ao corrigir um texto que não é seu, é natural aprender com o erro do outro e levar o aprendizado para a própria redação.
Letícia defende que não existe a fórmula exata para conseguir a pontuação máxima, mas todo estudo serve para melhorar a nota. Ela e Tiago têm métodos semelhantes de estudo, que podem ser resumidos em cinco passos para desenvolver as habilidades e se sair melhor no exame.

Cinco passos para se dar bem na redação, segundo os treineiros

1) Conheça o estilo da prova
É fundamental saber o que o Enem pede. Faça a prova ao menos uma vez como treino antes de tentar a vaga na universidade. A experiência vai servir para conhecer o estilo do exame, o tempo necessário para realizar cada questão e saber quais as suas maiores aptidões.

2) Pratique
Nunca esteja satisfeito, ainda que tenha a escrita bem desenvolvida. Sempre há algo para melhorar e, para saber o que é, leia as correções e refaça tudo da maneira correta.
Tiago fazia redações quinzenais e pedia ajuda aos colegas que mais dominavam a escrita. Letícia fazia uma redação por semana e nunca deixava as correções acumularem. No momento em que pegava o texto das mãos da professora, relia, pontuava o que havia feito de errado e refazia da maneira mais correta.

(Fonte: clique aqui)

sábado, 5 de outubro de 2019

SUGESTÕES DE TEMAS PARA O ENEM 2019

13 temas de redação que podem cair no Enem 2019
Professores de colégios e cursinhos fazem suas apostas. Formato deve ser dissertativo-argumentativo. Enem será nos dias 3 e 10 de novembro.

Por Luiza Tenente, G1
03/10/2019 05h01  Atualizado há 2 dias
Redação do Enem tem peso importante na nota final — Foto: Divulgação

Para fazer uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professores recomendam treinar durante o ano. O aluno pode aprender a administrar o tempo que leva para escrever, a estruturar corretamente seus argumentos e a construir produções coesas.
Mais abaixo, veja uma lista de 13 temas sugeridos por coordenadores e docentes de cursinhos pré-vestibulares e colégios. São apostas do que pode ser abordado no Enem 2019.
“Essas listas de assuntos possíveis são, na verdade, recomendações de leitura, dicas do que priorizar para formar repertório. O aluno pode buscar informações e reflexões. É preciso ter consciência de que a redação é um exercício multidisciplinar, e aí descobrir em quais áreas ainda é preciso se aprofundar”, afirma Sérgio de Lima Paganim, professor de Redação e Coordenador de Linguagens do Curso Anglo Vestibulares.
Mas não basta estar bem informado. É preciso dominar a estrutura correta e escrever um texto dissertativo-argumentativo. “Os alunos ficam muito preocupados em conseguir adivinhar o tema da redação antes. Só que não dá para esquecer que o formato é essencial para tirar uma nota boa”, diz Tatiana Nunes, professora do Colégio Mopi. Ela menciona a importância de elaborar uma tese, sustentar a argumentação e escrever uma conclusão com proposta de intervenção.


Apostas de tema

1. Meio ambiente:
· preservação ambiental
· exploração de recursos naturais
· tragédias ambientais, como as de Mariana e Brumadinho
· avanço da pecuária sobre áreas verdes
· aquecimento global
· queimadas e desmatamentos
“Pesquisar sobre acordos internacionais de preservação ambiental e posições políticas do governo brasileiro e de outras nações a respeito desses assuntos pode dar consistência à discussão do tema”, afirma Paganim.

2. Saúde pública:
· aumento de casos de doenças sexualmente transmissíveis entre jovens
· gravidez na adolescência
· surto de sarampo
· polêmicas sobre vacinas
“Conhecer a argumentação desses grupos, os fundamentos da prática de vacinação pública e dados sobre a prevenção e a disseminação de DSTs pode construir uma rede de reflexões muito útil para discutir temas sobre saúde pública”, diz Paganim.

3. Segurança pública:
· porte e posse de armas
· crise do sistema penitenciário brasileiro
· políticas de segurança pública
· violência urbana
“Pesquisar sobre eficientes iniciativas públicas de segurança pública, condições dos presídios brasileiros e opiniões a respeito da ação de polícias certamente ajudará a fundamentar boas reflexões sobre temas ligados à violência”, sugere o professor do Anglo.

4. Controle parental:
· exposição de crianças a jogos, filmes e vídeos impróprios
· perigo do contato de crianças com a internet
“Há hoje várias pesquisas que mostram que os pais não estão atentos aos que os filhos veem e consomem na internet. O aluno que está se preparando para desenvolver esse tema deve procurar dados sobre o desenvolvimento das crianças”, afirma Thiago Braga, professor do Sistema de Ensino pH.

5. Obesidade no Brasil:
· crescimento dos índices de obesidade no Brasil
· políticas públicas de combate à obesidade
· obesidade infantil
“O aluno deve se preparar conhecendo as principais causas e consequências da obesidade na população, desde a oferta de alimentos até estresse, hipertensão arterial e problemas cardiovasculares”, aconselha Braga.

6. Mobilidade urbana:
· meios de transporte alternativos
· estrangulamento das malhas urbanas
· problemas no sistema de transporte público
“Em São Paulo, por exemplo, há alternativas que podem ser citadas na redação, como o uso de bicicletas e patinetes, além da implementação de ciclovias e ciclofaixas”, afirma Simone Motta, coordenadora de português do Colégio Etapa.

7. Evasão escolar:
· abandono da escola durante o ensino fundamental e médio
“A evasão escolar no Brasil é a 3ª maior do mundo, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Uma parcela representativa de estudantes não fica na escola até os 16 anos e 40% deles não concluem o ensino médio até os 19 anos”, menciona Gabriella de Araújo Carvalho, coordenadora de redação do Curso Poliedro de São Paulo.
“O aluno pode se sair bem com uma coletânea que apresente os dados e as classes sociais que mais evadem, as justificativas e soluções para essa questão”, sugere.

8. Analfabetismo:
· desigualdade social e analfabetismo
“O estudante pode discorrer sobre o direito à educação, previsto por lei para todas as pessoas, independentemente de sua origem, raça, idade, sexo ou cor. E também trazer possíveis soluções para o problema”, diz Carvalho.

9. Crise hídrica:
· causas e consequências da crise hídrica no Brasil
“É importante abordar a importância da água e mostrar, na proposta de intervenção, formas de combate ao desperdício”, diz Tatiana Nunes, do Colégio Mopi.

10. Consumo e sustentabilidade:
· desperdício e consumismo
“O consumo consciente e a preocupação com a sustentabilidade devem ser sinalizados na proposta de intervenção”, afirma Tatiana.

11. Bullying nas escolas:
· agressões e ameaças na escola
· violência psicológica
· preconceito
“Nesse tema, o candidato pode abordar o que é bullying e suas consequências para crianças e jovens. Quanto à proposta de intervenção, a sugestão é apontar possibilidades de combate à discriminação, dentro e fora das escolas”, sugere a professora do Mopi.

12. Preconceito linguístico:
· diversidade linguística no Brasil
· importância de não inferiorizar determinadas variações do idioma
"O tema é interessante, porque temos diversos 'falares no Brasil que não podem, de forma alguma, ser hierarquizados", diz Tatiana.

13. Esportes como inclusão social:
· importância do esporte como oportunidade para jovens pobres
· esportes para pessoas com deficiência
“O assunto ‘esporte’ pode aparecer como forma de inclusão para crianças e jovens carentes. É importante citar que, além de ser uma prática saudável, pode realizar sonhos”, diz Tatiana.




TEMAS SUGERIDOS PARA O ENEM 2019:

8 possíveis temas da redação do Enem 2019

O combate à depressão é um tema bastante cotado por professores. A tendência é que temas mais "ideológicos" fiquem longe da prova este ano


Um mês e meio separa 5.095.308 candidatos da prova de redação do Enem. O temor em relação a ela não é sem razão: uma nota zero pode te deixar de fora de programas como o Sisu, o Fies ou o Prouni. Por outro lado, a redação pode aumentar (e muito) as chances de ingresso na universidade, já que sozinha ela representa 1000 pontos na prova. Bem, a junção de toda essa expectativa faz o coração de qualquer estudante gelar no momento de abrir a prova do segundo dia e descobrir o tão aguardado tema da redação. 
Não dá para adivinhar o que encontraremos ali, mas é bem possível estimar alguns temas. A violência contra a mulher, por exemplo, já era a aposta de muitos professores de cursinho até finalmente aparecer na redação do Enem 2015. Embora algumas edições sejam mais imprevisíveis (como 2017, que pautou a formação educacional para surdos), há alguns padrões que se repetem ao longo dos anos. Os temas, por exemplo, sempre dizem respeito a desafios enfrentados pela sociedade brasileira e dificilmente são mais globais. Além disso, é comum que tenham sido pauta na mídia. 
Há, no entanto, uma novidade bastante anunciada pelo governo para este ano: os candidatos não devem esperar por temas “polêmicos” ou “ideológicos”. O ministro da Educação voltou a afirmar esse ponto em uma entrevista à TV Brasil nesta terça (24). Com essas afirmações, o MEC provavelmente está se referindo a temas mais progressistas ligados a movimentos sociais, como questões de gênero, de cunho racial ou sobre sexualidade. 
Considerando o histórico da prova e os novos ventos em Brasília este ano, conversamos com os professores de Redação e Português Thiago Braga, do Sistema de Ensino pH, do Rio de Janeiro (RJ), e Antunes Rafael dos Santos, do Colégio Oficina do Estudante, em Campinas (SP), para elencar oito possíveis temas de redação para o Enem 2019.
1. O avanço e o combate à depressão
As últimas pesquisas da OMS apontam que o Brasil está entre os dez países com maior taxa de suicídio no mundo, além de caminhar contra a tendência mundial de redução desses números. Nos últimos dez anos, o número de pessoas diagnosticadas com depressão no país cresceu 18,4%. A redação pode pedir que o candidato disserte a respeito das causas do avanço da depressão e apresente propostas de políticas públicas para seu combate. 
2. Obesidade no Brasil
Assim como a depressão, a obesidade também é um problema de saúde pública em evidência no país, atingindo cerca de 20% da população. Um recorte do tema pode ser a obesidade entre crianças, também relacionada à desnutrição. 
3. Bullying e violência nas escolas brasileiras
A violência nas escolas pode ser abordada na prova tanto do viés do “bullying” quanto relacionada à agressão de professores — considerando o grande registro desses casos e o espaço que ganharam na mídia. O desafio para o candidato é apresentar soluções equilibradas, efetivas e que envolvam o diálogo com a comunidade escolar. 
4. Epidemias e volta de doenças erradicadas
Este foi o ano de ressurgimento no Brasil de doenças que eram consideradas erradicadas, como o sarampo. Por se tratar de um tema de saúde pública, ele é bem cotado para a prova, além de envolver debates de cunho social, como o avanço do movimento antivacina. 
5. Controle parental na internet
O Estado brasileiro, bem como as famílias, estão diante de grandes desafios no que diz respeito à educação para mídia e tecnologias. A disseminação do uso da internet entre crianças e adolescentes pode ser tema da redação este ano, propondo um debate sobre o papel dos pais e do governo como mediadores. 
6. Desafios da mobilidade urbana no Brasil
Os centros urbanos no Brasil estão em constante inchaço, acompanhados por um número crescente de veículos individuais. Enquanto em 2004 havia 7,4 habitantes para um carro, dez anos depois essa proporção foi para 4 habitantes por carro. é um carro para cada quatro brasileiros, enquanto há dez anos a proporção era de 1 para . O transporte público, por outro lado, enfrenta problemas com obras paralisadas e pouco planejamento. Diante desse cenário, o candidato deve apresentar soluções efetivas para os grandes problemas de mobilidade urbana — que envolvem pensar não só o transporte, mas a organização espacial das cidades. 
7. Evasão escolar 
O Brasil tem a terceira maior taxa de evasão escolar do mundo — são 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. A redação pode pedir que o candidato disserte sobre o perfil dos que evadem e seus possíveis motivos, além de apresentar soluções para o problema.
8. Habilidades socioemocionais nas escolas
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe como uma das propostas a implementação de disciplinas que desenvolvam, desde cedo, as habilidades socioemocionais dos estudantes. Essas habilidades envolvem a capacidade de se relacionar com pessoas, lidar com emoções, resolver conflitos, etc. Por ser também uma pauta forte no mercado do trabalho, além de passar mais longe de discussões “polêmicas”, essa é uma aposta para o Enem 2019.