Enem:
leia redações de treineiros que tiraram nota 1000
Eles ainda estavam nos primeiros anos do ensino médio quando fizeram o
exame e, mesmo assim, alcançaram a nota máxima
Bia
Rohen
05/10/2019
- 07:00 / Atualizado em 07/10/2019 - 11:30
Treinar com provas antigas ou simulados é
fundamental para se dar bem na redação, dizem os estudantes Foto: Divulgação /
MEC
RIO - Vale a
pena fazer a prova do Enem como um teste? Os estudantes Letícia Sant’Anna, de
Sergipe, e Tiago Henrique Rodrigues, da cidade de Guarabira (PB), garantem que
a prática leva à perfeição. Os jovens fizeram a prova no ano passado só para
treinar e... surpresa! Tiraram a tão sonhada nota 1000 na redação. Um feito
para pouquíssimos. O tema da redação em 2018 foi “Manipulação do comportamento do
usuário pelo controle de dados na Internet”.
O resultado
veio com dedicação e rotina de estudos. Além da escola, Letícia ainda fazia
cursinho, mesmo estando no 1º ano do ensino médio. Ela, que tem 15 anos, tinha
a intenção de se preparar para a prova desde cedo:
A estudante Letícia Sant'Anna, que
tirou 1000 na redação do Enem quando estava no 1º ano do ensino médio Foto:
Arquivo pessoal
— Mais do que
saber o assunto, queria me sentir tranquila com o estilo da avaliação. Esperava
uma nota acima de 800, mas a pontuação máxima foi realmente uma surpresa —
conta a estudante, que pretende cursar Direito.
O mesmo
aconteceu com Tiago, de 16 anos, que agora está no 3º ano do ensino médio.
Mesmo frequentando um curso de redação, ele não imaginava que pudesse tirar
1000 porque sua nota havia caído de um ano para o outro:
— Sempre
gostei muito de estudar e fiz o Enem desde quando estava 9º ano. Minha média
geral foi aumentando gradativamente, mas a nota da redação não. No meu primeiro
exame fiquei com 630. No segundo, 600. Na terceira vez fiquei com 785 na média
e nota máxima na redação — compara.
Fique por dentro: Veja todas as dicas do GLOBO para quem vai fazer Enem
Como já tinha
feito a prova no ano anterior, Letícia foi ainda mais confiante em 2018:
combinou a experiência da avaliação com a ausência da pressão de ter que ser
aprovada. Ela conta que a segunda vez foi importante para ver o que precisava
melhorar e colocar em prática novos conteúdos adquiridos. Agora, ela quer o
desafio de novo, mas sem cobrança da uma nota máxima da redação:
— Vou
continuar estudando para outras matérias, mas sei que é muito difícil tirar
1000 de novo na redação. Meu objetivo é aprender a argumentar cada vez melhor e
não perder o ritmo da prova — comenta.
Tiago também
acredita que há vantagem em fazer a prova como treineiro. Agora, ele vai usar a
experiência para dar tudo de si:
— Todo mundo
fica mais tranquilo sem a cobrança da aprovação. Também foi assim comigo.
Pretendo estar em constante evolução. Como é meu último ano na escola, desta
vez vou fazer a prova para valer! — diz Tiago.
Corrigir a redação dos outros
ajuda a treinar
Antes da nota
1000, Letícia já usava sua habilidade com a escrita para ajudar os colegas:
— Ao corrigir
um texto que não é seu, é natural aprender com o erro do outro e levar o
aprendizado para a própria redação.
Letícia
defende que não existe a fórmula exata para conseguir a pontuação máxima, mas
todo estudo serve para melhorar a nota. Ela e Tiago têm métodos semelhantes de
estudo, que podem ser resumidos em cinco passos para desenvolver as habilidades
e se sair melhor no exame.
Cinco passos para se dar bem
na redação, segundo os treineiros
1) Conheça o estilo da prova
É fundamental saber o que o Enem
pede. Faça a prova ao menos uma vez como treino antes de tentar a vaga na
universidade. A experiência vai servir para conhecer o estilo do exame, o tempo
necessário para realizar cada questão e saber quais as suas maiores aptidões.
2) Pratique
Nunca esteja satisfeito, ainda
que tenha a escrita bem desenvolvida. Sempre há algo para melhorar e, para
saber o que é, leia as correções e refaça tudo da maneira correta.
Tiago fazia redações quinzenais e
pedia ajuda aos colegas que mais dominavam a escrita. Letícia fazia uma redação
por semana e nunca deixava as correções acumularem. No momento em que pegava o
texto das mãos da professora, relia, pontuava o que havia feito de errado e
refazia da maneira mais correta.
(Fonte: clique aqui)
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