quarta-feira, 8 de agosto de 2012

REDAÇÃO X DITADOS POPULARES

Originalidade e informação é tudo em dissertações.

Uma dissertação costuma ser desprestigiada pela má utilização de frases feitas, provérbios e ditos populares. Eles empobrecem a redação; fazem parecer que seu autor não tem criatividade, pois lança mão de formas de expressão já batidas pelo uso frequente, chavões, clichês.
A redação ganha bastante ponto com a originalidade e com as informações contidas na mesma. Caso o redator trabalhe com o senso comum, caso desses ditados populares, a parte estrutural do texto ficará prejudicada.
Veja que efeito ruim causaria um provérbio em um texto dissertativo:

“Hoje, é muito comum o fato de alguns menores, perambulando pelas ruas por falta de escolas ou um lugar melhor para ficar, serem influenciados por pequenos delinquentes, aos quais acabam se unindo para praticarem delitos. Afinal, já diziam os mais velhos: ‘Dize-me com quem andas, que eu te direi quem és’”.

3 comentários:

  1. ...Dai vem os estudados da língua portuguesa e escrevem um monte de palavras, das quais cerca de 5% da população conhece, e acham que estão mais certo do que qualquer um, só por que sabem falar difícil.
    Não entendo! Se os textos são feitos para a propiá população que constantemente usa esses ditados, por que temos que suprimir eles?

    ResponderExcluir