segunda-feira, 6 de agosto de 2012

REDAÇÃO X REPETIÇÃO DE PALAVRAS

Não repetir palavra é um grande exercício para o cérebro.

Um dos erros que mais prejudica a expressão adequada de suas ideias é a insistente repetição de uma mesma palavra. Isso causa uma impressão desagradável a quem lê sua redação, além de sugerir pobreza de vocabulário.
A língua portuguesa é uma das mais ricas em relação a léxico, com uma quantidade que ultrapassa os 300 mil verbetes.
Por isso, quando você constatar que repetiu várias vezes o mesmo vocábulo procure imediatamente encontrar sinônimos ou pronomes que possam ser usados em substituição a ele.
Observe um exemplo:

“Os empresários têm encontrado certos problemas para contratar mão-de-obra especializada, nesses últimos meses. O problema da mão-de-obra é consequência de um problema maior: os altos níveis de desemprego constatados algum tempo atrás. Enfrentando problemas para conseguir empregos nas fábricas a que estavam acostumados, dedicaram-se a outras atividades, criando, para as indústrias, o problema de não encontrar pessoas acostumadas a funções específicas. Demorará ainda algum tempo para que este problema seja solucionado”.

4 comentários:

  1. Talvez em escrevesse assim:

    “Os empresários têm encontrado certas dificuldades para contratar mão-de-obra especializada, nesses últimos meses. A ausência de mão-de-obra qualificada em número suficiente é consequência de um problema maior: os altos níveis de desemprego constatados algum tempo atrás. Enfrentando a escassez de empregos nas fábricas a que estavam acostumados, dedicaram-se a outras atividades, criando, para as indústrias, a falta de pessoas acostumadas a funções específicas. Demorará ainda certo tempo para que seja solucionada esta situação”.

    Meu problema com repetição de palavras é quando não tem muitas opções e infelizmente eu preciso repetir com certa frequência.

    ResponderExcluir
  2. Os empresários têm encontrado certos problemas para contratar mão-de-obra especializada, nesses últimos meses. Essa problemática é consequência de uma causa maior: os altos níveis de desemprego constatados algum tempo atrás. Enfrentando dificuldades para conseguir empregos nas fábricas a que estavam acostumados, dedicaram-se a outras atividades, criando, para as indústrias, o empecilho de não encontrar pessoas habituadas a funções específicas. Demorará ainda certo período para que esta situação seja solucionada.

    ResponderExcluir
  3. "Os empresários têm encontrado certos problemas para contratar mão-de-obra especializada, nesses últimos meses." A dificuldade da mão-de-obra especializada é consequência de um problema maior: os altos níveis de desemprego constatados algum tempo atrás. Enfrentando dificuldades para conseguir empregos nas fábricas a que estavam acostumados, dedicaram-se a outras atividades, criando, para as indústrias, o empecilho de não encontrar pessoas preparadas a funções específicas. Demorará ainda algum tempo para que esta situação seja solucionado"

    ResponderExcluir