terça-feira, 14 de agosto de 2012

REDAÇÃO X RADICALISMO E PARCIALIDADE

Respire fundo, leia e tente analisar todos os ângulos da questão!


Uma boa análise pressupõe um exame equilibrado da realidade na qual se situa o assunto tratado em uma dissertação.
O bom senso, nas opiniões emitidas, está diretamente relacionado à capacidade de se enxergar o problema pelos diversos ângulos que apresenta.
Uma análise extremamente radical ignora outros aspectos que devem ser levados em conta em uma reflexão equilibrada sobre qualquer tema, por isso é indesejável.
Note, neste trecho do desenvolvimento, como isso ocorre:

“O advento da televisão nas últimas décadas foi, com certeza, o golpe mortal desferido na inteligência e na cultura dos milões de telespectadores que dela se utilizam e que a ela estão inconscientemente aprisionados. É a televisão a grande responsável pelo processo de massificação a que se submetem principalmente as novas gerações. Afastadas dos livros e das formas mais eruditas da música e de outras artes, têm diante dos olhos o desenrolar de programas medíocres que promovem, indiscutivelmente, a desinformação.
Isso sem contar com as ditorções de comportamento provocadas principalmente nas crianças que assistem, impassíveis, aos desenhos que primam pela violência, destruição e insensibilidade.
Este veículo de comunicação é, sem dúvida, o mal do nosso século: destrói o espírito crítico e promove a alienação em todos os níveis”.

Apesar das inúmeras verdades contidas no texto, a bem da verdade existem coisas boas, positivas e de bom gosto artístico na TV, vide a TVEscola, a TV Cultura e o Canal Futura.
Além do mais, a TV, assim como o rádio e a internet, pode ser aliada dos livros, e não inimiga. Somar, eis a questão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário