quinta-feira, 16 de agosto de 2012

REDAÇÃO X FUGA DO TEMA

Evite fugir do tema!


Quando você receber um tema para dissertar sobre ele, leia-o com atenção e escreva sobre o que se pede. Jamais fuja do assunto solicitado, mesmo que seus conhecimentos sobre ele sejam mínimos.
Costuma-se atribuir nota zero a uma redação sobre outro assunto que não aquele pedido. Já nas fugas parciais, o comum é descontar até metade da prova, dependendo do tamanho do erro.
Não é difícil entendermos o quanto seria absurdo alguém dissertar sobre os acidentes ocorridos em usinas nucleares em várias partes do mundo quando o tema pedido fosse o problema dos menores abandonados no Brasil.
Para evitar esse tipo de inconveniência, antes de começar a elaborar a redação, convém ler várias vezes o tema para compreender exatamente o que está sendo solicitado.
Às vezes comete-se um outro engano semelhante ao que foi comentado acima: pode acontecer de se desenvolver um tema similar àquele que foi proposto. Isso também prejudica demais a redação, pois mostra que a pessoa não apresenta capacidade de ler e interpretar corretamente a solicitação feita.
Suponhamos que o tema fosse o seguinte:

“O governo brasileiro vem empreendendo esforços para, juntamente com o governo da República da Argentina, aumentar os acordos de cooperação econômica no Cone Sul, lançando as bases para a possível entrada de novos países que ainda não fazem parte do Mercado Comum Sul-americano – Mercosul”.

Caso não compreendesse bem o conteúdo dessas afirmações, a pessoa poderia incorrer no erro de dissertar sobre algum assunto paralelo. Por exemplo, escreveria sobre como essas duas nações conseguiram retomar os rumos da democratização, depois de longos períodos de ditadura militar ou talvez pelo fato de ambas serem governadas por mulheres...
Embora essas análises estejam relacionadas com o tema dado, não aborda propriamente o assunto central proposto, ou seja, os acordos de cooperação econômica.

59 comentários:

  1. E quando o tema for bem difícil e a pessoa não souber falar quase nada sobre ele, como faz??

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    O tema nunca será um assunto desconhecido totalmente. Ele será sobre algo que é comum a todos, já noticiado, sabido. Mas se, mesmo assim, vc não souber falar sobre ele, a única atitude a fazer é fechar os olhos e orar a Papai do Céu para que na próxima oportunidade, lendo e treinando mais, possa fazer uma boa redação! (rsrsrs)
    A par as brincadeiras, ler e se informar diariamente vai fazer com que vc fique por dentro de inúmeros temas, só assim!
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, fiz uma redação há pouco tempo com o seguinte tema: Parceria Público-Privada no sistema carcerário brasileiro, problema ou solução? Tinha pouco conhecimento sobre o assunto, então fui em base nos textos inspiração (não copiei, apenas peguei as ideias e adicionei argumentos próprios). Porém, acabou saindo um pouco pobre de informações, redigi 18 linhas, 4 parágrafos e uma conclusão bem sutil. Ao meu conhecer, um fator importante é que em nenhum momento fugi do tema. Na sua opinião, mesmo o desenvolvimento tendo sido fraco, porém direto e curto, conseguirei uma nota razoável, maior que 62 e menor que 75 ( máximo de 100 pontos).

      Excluir
  3. eu preciso de sua ajuda o tema da minha redaçao era jogos violentos, e eu dissertei sobre violencia domenstica, a pratica de bullying, os crimes do dia a dia, a influencias dos programas de tv na vida das crianças, foquei em crimes em violencia mas em impotese alguma citei a palavra jogos na minha dissertação. o que vc acha sera que vou zera ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado... Você fugiu do tema, agora vamos ver a nota, mas não espere grande coisa, infelizmente!
      Abraços,

      Excluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Você Fugiu do Tema!

    ResponderExcluir
  5. I eu que ao fazer a redação sobre jogos violentos falei sobre as mudanças na educação das crianças em cada periodo histórico, sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho, sobre o contato sem limites as tecnologias como jogos, internet, televisão, não escrevi sobre os jogos violentos será que fugi completamente do tema.
    Aguardo.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o site parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Professor Gustavo, realizei uma prova neste último fim de semana para uma Instituição Federal e foi-se pedido um artigo de opinião sobre a relação patrão/empregado, na qual, devia ser explicitado como deveria ser a relação ideal entre os dois para que o trabalhador possa exercer a sua profissão com dignidade, saúde e segurança. No entanto, eu começei falando sobre o Desemprego, mas no desenvolvimento comentei que, geralmente, a causa dessa consequência é a má relação entre o funcionário e o empregador. Falei também sobre a displicência que muitos patrões tem com respeito a saúde e a segurança dos seus trabalhadores. No final, dei algumas dicas de como poderiam mudar esta situação. Você acha que cometi alguma fuga do tema proposto? Será que existe possibilidade de ser zerada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santos,
      O máximo que pode acontecer, se foi realmente como vc está falando, é ser caracterizado como fuga parcial e não total. Aí, não é zerada a prova. Desconta ponto. Mas esperemos para ver a nota, creio que vc tenha escrito sobre o problema, mesmo tendo inciado falando do desemprego.
      Abraço,

      Excluir
  8. eu também fiz uma prova sobre jogos violentos,comentei de forma ampla sobre ambientes virtuais,violencia,e sobre os jogos violentos em um todo...abordei o tema no desenvolvimento e conclusao...mas estou agoniado?sera que comentar de forma ampla...foge ao tema??

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz uma redaçao sobre jogos violentos!!!estou muito apreensivo quanto ao tema proposto,eu comentei de forma geral sobre a violencia devida a ambientes virtuais como redes virtuais,tv e jogos violentos,o tema foi abordado na estrutrura geral do texto(introduçao,desenvolvimento e conclusao)...comentei sobre assuntos relacionados para chegar ao assunto proposto,mas tenho medo da interpretaçao do examinador?

    ResponderExcluir
  10. Professor Gustavo, fiz uma redação em um concurso com o seguinte tema: “A liberdade de cada um acaba onde começa a de outrem”. Porém foi dado um texto para se basear. Dizia que a educação é uma questão de grau, e que não devemos deixar as criançãs fazerem o que bem entender, pois assim poderiam causar danos a si mesmas e aos outros. O texto também faz referência ao modo de como deve ser implantada a educação, devendo existir um elemento de discilina e autoridade.

    Bem, eu fiz a redação baseado nos seguintes argumentos:

    1- a educação moral ( Dizendo que hoje em dia o foco da educação está voltado para a educação intelectual, e precisamos dar enfase também para a educação mora, para que não se afaste da criança os valores de respeito ao próximo.

    2- Falei também sobre o rigor na disciplina. Ou seja muita disciplina acaba por revoltar as crianças e jovens. E também a falta de disciplina faz com que elas façam o que bem entender. Assim gerando situações que vão contra o respeito aos direitos do proóximo.

    O que vc acha professor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,

      Muitas vezes o texto de apoio não reflete o real tema dado na prova. No seu caso, o texto era sobre educação e o tema era sobre liberdade. Pelo que entendi, você falou sobre educação.
      O primeiro argumento é preocupante, no sentido de que a escola não tem obrigação com a educação doméstica, portanto de princípios e valores. A escola é responsável pela instrução, pela educação através do conhecimento. Não queira dar a ela a feição de família, de religião.
      O segundo argumento, está bom. Mas a indisciplina é reclamação de 99% dos professores em sala de aula, ou seja, você vai mexer com uma casa de marimbondo...
      Vamos ver a nota. Espero que não seja configurado aí fuga parcial.
      Abraço,

      Excluir
    2. Prof. no caso do primeiro argumento não foi no sentido de a escola dar a educação moral, na prova eu fiz menção aos pais terem esse papel.


      Excluir
    3. Prof. no caso do primeiro argumento eu fiz menção da educação moral, mas sendo de resposabilidade dos pais, e não da escola. Escrevi na minha redação que os pais hoje em dia se preocupam muito com a educação intelectual, mas a educação moral está esquecida.

      No caso do meu concurso eu preciso tirar 70% para ser aprovado.

      Excluir
    4. Tranquilo. Isso cabe efetivamente aos pais ou aos familiares na família moderna. Claro que a escola vai dar tb valores e princípios, mas indiretamente, através dos exemplos e do conhecimento (sua real função).
      Boa sorte!

      Excluir
  11. O tema da minha redação era Desigualdades sociais em um certo momento eu escrevi assim:´´A globalização pode contribuir para as desigualdades sociais por que as fabricas se modernizam e trocam pessoas por maquinas,aumentando o desemprego´´. eu fugi do tema ?

    ResponderExcluir
  12. Fiz uma redação sobre UM TEMA PROPOSTO QUE FOI MUNDO VIRTUAL,DIARIO DE CLASSE.FACEBOOK;CANAIS PARA CIDADANIA OU PERIGO? eu fiz introdução,desenvolvimento,conclusão PORÉM EU DEIXEI MINHA opnião implícita ISSO PODE AFETAR MINHA REDAÇÃO????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila, Duda. Dissertar é dar opinião, tese, ponto de vista: "O aborto é uma prática que não deveria ser legalizada no Brasil, por causa de..." Está implícita a opinião: contrária!
      Valeu,

      Excluir
    2. PROFESSOR NO MEU SERVIÇO ME DERAM UMA PROPOSTA PARA MIM FAZER UM TEXTO SOBRE ABORTO,EU SEI SOBRE O ASSUNTO MAIS NAO SEI ME ESPRESSAR EM RELAÇÃO FAZER O TEXTO,COMO VOCÊ PODERIA ME AJUDAR?
      sERÁ QUE SE EU PEGAR ALGUMAS FRASES E FALAR UM POUCO SOBRE ELAS,OU PEGAR ALGUMAS "AFIRMATIVAS E COISAS QUE SÃO MITOS'RELACIONADA AO ASSUNTO EU ESTAREI CORRETO?

      Excluir
  13. Olá, Prof. Gustavo!
    Hoje fiz a redação do ENEM, mas acho que ela pode ser anulada por fuga ao tema proposto.
    O tema era basicamente "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". Eu não citei de forma alguma "Lei Seca" no meu texto e muito menos apresentei os possíveis efeitos da lei na sociedade brasileira. Abordei somente os perigos do álcool aliado ao trânsito e minha proposta de intervenção ao problema. E aí? ocorreu fuga total ou somente parcial ao tema em questão? to com muuuito medo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, não foi só eu tomara que não seja zerada, já fui mal nas outras provas se zerar nem posso me inscrever em nada... Rezando muito

      Excluir
    2. Preciso ler o texto para poder dar uma resposta certa. Mas vamos ver a nota, de acordo com ela a gente imagina o que houve.
      Abraços,

      Excluir
  14. Professor, fiz a redação do enem, cujo tema era "efeitos da implantação da lei seca", e acho que fugi ao tema, não sei se foi total ou parcialmente. Colocarei em baixo minha redação para o senhor avaliar.

    A sociedade do século XXI usa o carro como principal meio de transporte, ocasionando o congestionamento do trânsito, já que o carro é pequeno e transporta poucas pessoas. Mas, ocasiona, principalmente, o aumento do número de acidentes, que está ligado ao uso de bebidas alcoolicas ao dirigir, sendo responsável por 30% dos acidentes.
    Tentando controlar as ocorrências de acidentes no trânsito, o Governo brasileiro implantou, em 2008, a lei seca, que puni motoristas que dirigem alcoolizados, e uma das penas é a prisão. Com essa medida houve uma real redução nos casos de acidentes proporcionados por álcool, no entanto, ainda não é o esperado, pois todos os dias, os jornais publicam acidentes onde há "álcool no volante". Assim, o Governo procura implanta também medidas que visam a educação da população, como o aumento dos números de campanhas voltadas para conscientização dos males que o álcool traz no trânsito.
    Embora o governo implante medidas para acabar com o uso do álcool no trânsito, ele ainda não trabalhou na educação dos motoristas, já que o motorista não forma suas concepções apenas quando vai tirar a habilitação, e sim desde a infância. Havendo a necessidade da educação da população desde a infância e adolescência, educando os futuros motoristas. Essa medida, provavelmente, seria muito aceita pela sociedade, que tem 97% da sua população aprovando o teste do bafômetro.
    Ou seja, os efeitos da implantação da lei seca reduz sim os índices de acidentes no trânsito, mas é preciso uma real educação da população. Implantando desde a infância, na escola, conteúdos voltados para educação dos futuros motoristas. Mas continuando com a lei seca, o teste do bafômetro e as campanhas voltadas para conscientização da sociedade como todo.

    ResponderExcluir
  15. Professor, minha redação tinha como proposta argumentar sobre algum dos problemas ambientais que o crescimento das grandes cidades geram, mas n prestei atenção na parte do ambiental e escrevi sobre o aumento do trânsito, congestionamento... isso é fuga total ou parcial do tema? Terei a nota zerada?

    ResponderExcluir
  16. Professor, fiz uma redação há pouco tempo com o seguinte tema: Parceria Público-Privada no sistema carcerário brasileiro, problema ou solução? Tinha pouco conhecimento sobre o assunto, então fui em base nos textos inspiração (não copiei, apenas peguei as ideias e adicionei argumentos próprios). Porém, acabou saindo um pouco pobre de informações, redigi 18 linhas, 4 parágrafos e uma conclusão bem sutil. Ao meu conhecer, um fator importante é que em nenhum momento fugi do tema. Na sua opinião, mesmo o desenvolvimento tendo sido fraco, porém direto e curto, conseguirei uma nota razoável, maior que 62 e menor que 75 ( máximo de 100 pontos).

    ResponderExcluir
  17. Aspectos positivos e negativos do avanco da tecnologia na sociedade moderna CEF 2014.

    la fui eu colocar como positivo a rapidez na comunicacao.. ferramentas interpessoais como aplicativos pra celular tablete e paginas de relacionamento. negativo mencionei lixo eletronico causado pela sociedade consumista em busca de novas tecnologias. TEXTO EXPOSITIVO ARGUMENTATIVO... na sua opiniao.. fugi do tema? Aiaiaiaiiiiiii.. to sofrendo aqui..... :(

    Por favor me ajude..

    Monica Souza

    ResponderExcluir
  18. Caríssimo , professor...
    tbm fiz a mesma redação que a Monica ( efeitos positivos e negativos do avanço tecnológico na sociedade moderna) CEF...Porém na hora de desenvolver o texto eu trabalhei quase que 100% somente em cima dos males que esses fatores acarretam...citando inclusive a comodidade e a praticidade que eles trazem no preparo de alimentos...e tbm sistemas de deliverys como efeitos negativos...gostaria de saber se houve fuga ao tema ...caso contrário seria possível alcançar uma nota média? ( vale 20 pts)
    desde já , agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, seu caso é diferente, vc fugiu parcialmente do tema, já que não abordou os aspectos positivos... Reze p não ser eliminado e ser descontado somente metade dos pontos! Vamos ver o q decide a banca do Cespe...

      Excluir
    2. Obrigado Prof...mas mesmo com suas explicações sempre contundentes ainda me resta uma dúvida. em um de seus artigos, e outros artigos de vários autores eu li que poderão ser descontados até 50% dos pontos ( não fica claro que é metade dos pontos)...alguns ainda falam em apenas 20% dos pontos...gostaria que o nobre professor me respondesse está questão....é mesmo metade dos pontos ou pode ser menos? descontariam metade e me dariam nota 10...direto? ou descontariam do restante tbm? grato

      Excluir
    3. Como eu já afirmei alhures, até 50%, vai depender da banca, aliás, têm bancas q descontam até mesmo 100%...(O Enem, por exemplo, a partir do ano passado!) Além disso, os outros erros também, óbvio, serão descontados! Acalme-se e aguarde, não há mais nada o que fazer.
      Valeu,

      Excluir
  19. Professor, SOCORRO!
    Na prova da CESPE para a CEF, o tema foi "pontos positivos e negativos do avanço tecnológico".
    Eu estava CANSADÍSSIMA (pois, para ajudar, houve um super atraso para início da prova, na minha sala), e sequer usei o rascunho pra redigir a redação, logo, rasurei a folha definitiva algumas vezes (com uns 3 traços em cima dos erros, ao invés de um traço, como especificado).
    Comecei a redação ressaltando a impossibilidade de vivermos alheios à tecnologia. Em um segundo parágrafo, abordei a inseparabilidade do progresso em relação à tecnologia. Falei da existência de sociedades alternativas, onde comentei sobre o fato de a sua saúde ser superior à da "sociedade padrão", com muitos casos de obesidade (já que o texto ilustrativo falava sobre obesidade), e fechei de modo absurdamente sem nexo... pulei para a questão de os diversos aparelhos tecnológicos atrapalharem as relações pessoais, e, sucintamente, fechei dizendo que "celular e computador - tratando-se dos exemplos mais comuns - são benéficos, necessários, mas desde que usados com moderação. Meu texto ficou incoerente, com vários assuntos soltos, não consegui "amarrar os parágrafos", creio que devido ao cansaço. Até rasurei a prova sabendo que não poderia fazê-lo, de tão desgastada que estava, rs. Fui muito bem na prova objetiva, muito mesmo, e tenho muuuuuuito medo de me prejudicar por conta da redação. Pelo que descrevi, será que eu chegaria a ser DESCLASSIFICADA por conta da redação? Será que fugi do tema? Pois eu não LISTEI pontos positivos e negativos... O senhor deve conhecer um pouco dos critérios de bancas de concurso, e se são MUITO rigorosas.
    MUITO OBRIGADA, se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sexto lugar entre mais de 7.700 candidatos. Sua redação estava boa, Mariana.

      Excluir
  20. Bom dia Professor, Fiz uma redação o qual o tema era sobre IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA VIDA MODERNA.
    Falei sobre os pontos positivos e negativos da internet citei os atendimentos personalizados que as empresas estão buscando cada vez mais meios de interagir e se aproximar do seu publico por meio das redes sociais, citei como exemplo também os movimentos sociais que começaram atraves das redes sociais, os pontos negativos e positivos que isso traz para a sociedade, só que nessa ultima parte acho q fugi do tema pois, dei mais enfase nos movimentos sociais que foi através das redes que algumas pessoa começaram abusar da liberdade de expressão e prejudicar a própria sociedade num todo.

    quero saber sua opinião, que você acha???

    ResponderExcluir
  21. Olá Professor, prestei o concurso da CEF também, fiz uma boa prova mas to morrendo de medo da minha redação, pois não sou muito fã. Gostaria de saber se consigo tirar pelo menos 10.

    No mundo atual não podemos deixar de perceber o quanto à tecnologia e os avanços tecnológicos interferem, positivamente e negativamente na vida cotidiana de uma sociedade de um modo geral. Hoje em dia ela está sendo evidenciada em vários aspectos e situações pela qual passamos e convivemos em nosso dia a dia.
    É evidente nos dias de hoje, o quanto se pode absorver e aproveitar que, com o passar do tempo, percebe-se cada vez mais o número de pessoas e instituições beneficiadas. Podemos citar o avanço tecnológico das instituições financeiras bancárias, que permitem aos seus clientes um tempo de permanência mínimo dentro de uma agência, pois a maioria dos serviços oferecidos e prestados podem ser feitos através do computador ou de algum terminal bancário, fazendo com que seus clientes tenham mais tempo livre para outras tarefas diárias. Temos também os avanços tecnológicos da medicina pois, proporciona cada vez mais a chance de um diagnóstico conclusivo em menos tempo, aumentando muito as chances de êxito em um tratamento médico, por mais complexo que ele seja, resultando em uma melhor recuperação dos pacientes.
    Os avanços tecnológicos também têm seus aspectos negativos para a sociedade, pois fazem com que as pessoas se tornem sedentárias deixando de fazer algo que exija esforço físico para se fazer algo através de um computador. Com o avanço tecnologia da Internet por exemplo, a cada dia mais aumenta o número de pessoas que ficam navegando em sites de redes sociais como o Facebook, Twitter entre outros, diminuindo o convívio social físico e aumentando o convívio virtual, afinal é mais cômodo digitar um email à escrever uma carta a mão, jogar joguinhos virtuais à praticar esportes que façam bem a saúde.
    Deve-se sempre buscar a descoberta, o aprimoramento e o avanço de novas tecnologias para um melhor aproveitamento dentro da sociedade, e ao mesmo tempo que deve-se conscientizar e deixar bem claro os benefícios e malefícios que essas tecnologias podem causar à vida das pessoa se as consequências nelas existentes

    FOI UMA REDAÇÃO COM 30 LINHAS EXATAMENTE muito obrigado desde já

    ResponderExcluir
  22. Professor o Tema do Enem foi "Publicidade infantil em questão no Brasil", eu utilizei para palavras como "governo e sociedade", mas em momento algum citei a palavra Brasil. Eu coloquei essas palavras na intenção de fazer referência ao Brasil, mas agora que fui ver a possibilidade de minha redação ser caracterizada como fuga parcial ao tema.

    ResponderExcluir
  23. Professor, o enem deste ano teve como tema "A publicidade infantil em questão no Brasil" e exigia que falasse sobre a publicidade direcionada para crianças. No entanto, eu discorri sobre a publicidade feita por crianças. Caro professor, isto seria o bastante para ter como zerada a minha redação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também cometi o mesmo erro, falei sobre crianças que fazem publicidade, estou preocupado com a fuga do tema.

      Excluir
    2. Acho que o tema dava margem para várias abordagens. Mesmo não tendo falado sobre algo antagônico, podemos tirar zero? Esperaria, pelo menos um tangencial e não zerar. Responde por favor, professor.

      Excluir
    3. Professor por favor, responde o questionamento acima. É o mesmo caso que o meu. Estou muito, muito preocupado. Se necessário envio a minha redação.

      Excluir
    4. Eu também fiz a mesma coisa. Será que podemos perder somente alguns pontos, ter a redação zerada ou ainda, fugir parcialmente do tema apenas? Estou com medo, porque fui bem na prova. Eu falei tanto sobre as crianças que fazem a publicidade, quanto aos pais que as usam para tal e se justificam na própria mídia, contribuindo para a manutenção das desigualdades sociais, visto que outras choram por aqueles produtos sem ao menos ter o de comer. E falei, que elas são vítimas deste capitalismo, citando a ideia de Sartre.

      Excluir
    5. Gente,

      Deixem de fazer drama, por favor! Não tenho acesso às redações de vcs, então não sei dizer o que aconteceu... Pode ser fuga PARCIAL como não acontecer nada, não sei e não li o que vcs escreveram... Relaxem e aprendam a aguardar! Tenham paciência para esperar a nota!

      Valeu,

      Excluir
  24. Gostaria de orientação: ontem fiz a redação da UNESP, cujo tema foi o legado da escravidão e o preconceito contra os negros no Brasil; ocorre que contextualizei o problema do racismo e do preconceito contra os negros em uma questão que entendi ser mais abrangente, ou seja, a questão dos excluídos no país, que são os índios, pobres, nordestinos, aleijados, etc; expliquei que somos formados da miscigenação de três raças (branco, negro e índio), que ainda não consolidamos nossa identidade enquanto povo, que os excluídos no País não conseguem a cidadania plena, porque as elites que dominam o Brasil criaram mecanismos de controle dos poderes constituídos e conduzem uma educação deficitária, que, quando conseguirmos eleger nossos próprios representantes políticos e quando tivermos uma educação isonômica e gratuita em todos os níveis, aí poderemos dizer que temos a cidadania plena, todos nós, brancos, índios, negros...
    será que fugi do tema?
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  25. Comecei dizendo que o negro não é o único a sofrer preconceito no Brasil, daí elenquei os demais excluídos como índio, pobre, nordestino, aleijado, louco, etc;à partir daí, tive que ser coerente com essa afirmação...

    ResponderExcluir
  26. olá professor,

    A fuga parcial é onde todo o texto fala de coisa que faz parte do assunto, mas que não é a parte principal pedida no tema ou quando em algum momento do texto, por exemplo, no caso de umas 5 linhas no total de 23, o candidato fuja do tema, mas que faz parte do assunto e que não é pedido especificamente no tema?

    ResponderExcluir
  27. Entendo que fundamentei minha tese e coloquei o negro no rol dos excluídos, então, S.M.J, não fugi do tema; estou certo?

    ResponderExcluir
  28. Professor,
    Fiz recentemente a prova (FCC) para analista do CNMP.
    Na dissertação proposta: "Em capítulo “Os atos do Estado”, Pierre Bourdieu refere que analisou a diferença entre um julgamento feito por uma pessoa autorizada e um julgamento privado. Essa temática sugere reflexões relacionadas, por exemplo, a: quem representa o poder central?; quem vigiará os vigilantes legitimados pelo Estado?; que efeitos os diferentes julgamentos provocam no mundo social? Redija uma dissertação expondo, de modo claro e coerente, seu ponto de vista sobre o tema. Seus argumentos − contemplando ou não as reflexões acima, ou, ainda, ampliando-as −, devem ser tratados de maneira a dar consistência a seu texto."
    Desde já, desculpe-me por não ter ido direto ao ponto, mas daí nasce justamente o meu temor pela redação, rs. Acredito (certeza!) que apliquei um nariz de cera enorme nos dois primeiros parágrafos, pois escolhi abordar o tema pela viés sociológico (aproveitando que o autor citado era o Bourdieu) e fiz a introdução a partir dos conceitos de Estado, Governo e Sociedade Civil, explicitando suas diferenças e o seus papéis na vigilância do poder central.
    Eu sei que em nenhum momento o texto motivacional relacionou esses conceitos de forma explícita e/ou pediu que o fizesse. Enfim, escolhas, escolhas... A pergunta é: Posso ter zerado a redação?

    ResponderExcluir
  29. Pergunta:
    Como se zera uma redação por fuga total do tema se o tema dela era livre?
    A redação era sobre conto fantástico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, o zero se deve a fuga da estrutura, vc não fez o conto fantástico solicitado!

      Abç

      Excluir
  30. Professor, fiz uma prova de redação e queria saber se fugi do tema ao escrever meu texto. Fiquei bem nervoso e acho que fiz isso.

    O tema foi "A defesa dos ideais republicanos e da democracia como garantia da cidadania".
    A banca me pediu para abordar, necessariamente, os seguintes aspectos: a) Democracia e diretos humanos; b) Respeito à diversidade; c) Papel da Universidade na promoção da justiça social.
    No meu texto, falei que o mundo contemporâneo passa por uma crise silenciosa, onde a imprensa, muitas vezes, contribui para "desumanizar" o indivíduo do respeito ao que é diferente, transformando a maioria das questões sociais em extensões da luta de classes.
    Disse que a Universidade, uma das instituições que representam a democracia, vem sofrendo questionamentos justamente por isso. Na verdade, eu a citei como exemplo para representar que as principais instituições republicanas estão tendo o seu papel questionado pelo cidadão.
    Será que vou zerar a redação?Professora, fiz uma prova de redação e queria saber se fugi do tema ao escrever meu texto. Fiquei bem nervoso e acho que fiz isso.
    O tema foi "A defesa dos ideais republicanos e da democracia como garantia da cidadania".
    A banca me pediu para abordar, necessariamente, os seguintes aspectos: a) Democracia e diretos humanos; b) Respeito à diversidade; c) Papel da Universidade na promoção da justiça social.
    No meu texto, falei que o mundo contemporâneo passa por uma crise silenciosa, onde a imprensa, muitas vezes, contribui para "desumanizar" o indivíduo do respeito ao que é diferente, transformando a maioria das questões sociais em extensões da luta de classes.
    Disse que a Universidade, uma das instituições que representam a democracia, vem sofrendo questionamentos justamente por isso. Na verdade, eu a citei como exemplo para representar que as principais instituições republicanas estão tendo o seu papel questionado pelo cidadão.
    Será que vou zerar a redação?

    ResponderExcluir
  31. Boaa tarde queria saber se numa dissertação posso escrever sobre fatos acontecidos no dia a dia..
    mesmo se nao verdadeiros?

    ResponderExcluir
  32. Professor se eu mandar uma redação o Senhor analisa pra mim?

    ResponderExcluir
  33. Professor fiz uma prova de concurso em que se pedia uma dissertaçao argumentativa ,mas na hora da conclusao nao fui muito preciso e minha conclusao ficou pobre ,isso plde levar a zerar a prova por nao se enquadrar na estrutura.

    ResponderExcluir
  34. Olá boa tarde!

    Realizei a prova da Fatec no ultimo domingo, acontece que o tema da Redação era o papel do Tecnologo no mercado atual de trabalho.

    Eu realizei a redação, porém ao entregar a prova e conferir todo meu texto que eu notei que ao invés de utilizar a palavra tecnologo, eu usei curso técnico.

    De certa forma acredito não ter fugido do tema, mas acabei me expressando da forma incorreta.

    Perderei muita nota ou vai depender da interpretação de cada professor?

    Obrigado.
    Att,
    Pedro Martucci

    ResponderExcluir
  35. Combate a intolerância religiosa

    Podemos dizer que a intolerância religiosa é um assunto que vem causando grande polêmica no Brasil,pois trata-se de uma cultura que cada ser humano tem o direito de escolher qual será sua religião,porém tem o dever de aceitar e respeitar as escolhas opostas.
    Assim existem diversas formas que podem ser adquiridas para o combate da intolerância,tais como o dialogo e aprofundamento do tema com a população,principalmente com as crianças, pois é nessa fase que se aprende a respeitar,porém todos temos o direito de se expressar e fazer críticas desde que sejam construtivas e que ajudem no aperfeiçoamento de cada crença.
    Podemos concluir que se cada um se conscientizar respeitando todas as religiões e aceitando a escolha do seu proximo logo teremos resultados positivos e a intolerância sera extinta entre a população brasileira.

    Assim foi minha redação quais seram minhas possibilidades sendo que nao fui tão bem na prova

    ResponderExcluir
  36. Hoje eu fiz uma redação , era sobre medidas para combater o preconceito , eu falei sobre ele , mas não falei as medidas eu fulgi do assunto ?
    E capaz de zerar ?

    ResponderExcluir
  37. fiz a prova da pm Bahia , o tema da redação era os efeitos da viiolencia urbana nas escolhas do sujeito contemporâneas ,
    minhas teses foram a respeito da falta de investimento na educação bem como falta de investimento na segurança publica sera que fugiu um pouco do tema ?

    ResponderExcluir