03/06/2013 - 21h19
Maior parte das escolas brasileiras tem apenas infraestrutura básica
DA AGÊNCIA BRASIL
A maior parte das escolas
brasileiras (84,5%) apresenta uma estrutura elementar ou básica. Isso significa
que tem apenas água, banheiro, energia, esgoto, cozinha, sala de diretoria e
equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora.
Na outra ponta, 0,6% das escolas
apresenta uma infraestrutura considerada avançada, com sala de professores,
biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva, parque infantil, além
de laboratório de ciências e dependências adequadas para atender a estudantes
com necessidades especiais.
A conclusão é do estudo dos
pesquisadores José Soares Neto, Girlene Ribeiro de Jesus e Camila Akemi Karino,
da UnB (Universidade de Brasília), e Dalton Francisco de Andrade, da UFSC
(Universidade Federal de Santa Catarina), Uma Escala para Medir a
Infraestrutura Escolar.
Os pesquisadores utilizam dados
do Censo Escolar 2011 do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira). O estudo foi feito com dados de 194.932 escolas,
incluindo públicas e privadas, rurais e urbanas.
O estudo mostra que mais de 44%
das escolas da educação básica brasileiras ainda apresentam uma infraestrutura
escolar elementar, apenas com água, banheiro, energia, esgoto e cozinha.
Os pesquisadores se dizem
surpreendidos com os resultados. "Há um percentual alto de escolas que não
têm requisitos básicos de infraestrutura, como sala de diretoria, sala de
professor e biblioteca. Assim, fica transparente a necessidade de políticas
públicas que visem a diminuir as discrepâncias e promover condições escolares
mínimas para que a aprendizagem possa ocorrer em um ambiente escolar mais
favorável", diz o artigo.
"A criança, quando chega na
escola, tem que ter equipamentos, conforto do ambiente para se concentrar, se
dedicar aos estudos e ao aprendizado. O professor precisa de equipamento para
desenvolver o trabalho dele, assim como a escola", explica um dos autores
do estudo, José Soares Neto.
"O Brasil está passando por
um momento em que é consenso que se deve investir em educação. A pesquisa traz
uma perspectiva de como orientar esse investimento para resolver um problema
que não é simples".
Dividindo-se por região, o
Nordeste apresenta a maior porcentagem de escolas com estrutura elementar: 71%;
e apenas 0,3% com estrutura avançada. A maior porcentagem de escolas com
estrutura avançada está na região Sul: 1,6% --na região, 19,8% das escolas têm
estrutura elementar.
Fotos que retratam algumas realidades das escolas brasileiras. |
Levando-se em consideração a
administração, mais da metade das escolas públicas federais (58,1%) têm uma
infraestrutura adequada, ou seja, além dos itens básicos, como água, energia e
cozinha, têm sala de professores, biblioteca, laboratório de informática,
quadra esportiva e parque infantil. Essas escolas têm uma estrutura melhor do
que as estaduais ou municipais e até mesmo que as particulares, cuja maioria
(58,4%) têm uma estrutura básica.
Outro dado destacado pelos
pesquisadores é a diferença entre as escolas urbanas e rurais. "Enquanto
18,3% das escolas urbanas têm infraestrutura elementar, o oposto ocorre em
relação às escolas rurais: 85,2% encontram-se nesta categoria", diz o
estudo.
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