Esporte no Brasil: ferramenta de
inclusão social ou
meritocracia excludente?
meritocracia excludente?
A partir da
leitura dos fragmentos de textos colocados abaixo e de seus argumentos sobre o tema, elabore um texto dissertativo-argumentativo,
com o uso da norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: Esporte no Brasil: ferramenta de inclusão social ou meritocracia
excludente? Apresente uma proposta de
intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos em defesa de um ponto de vista.
TEXTOS DA PROPOSTA:
TEXTO 1
“O esporte é uma importante arma social para melhor
desenvolvimento da nação, visando aproximar os povos e fazer com que estes
exercitem não somente o corpo, mas também a mente, para que possam obter
resultados mais expressivos na sua vida, seja ela profissional, estudantil ou
dedicada ao lazer.
Segundo a definição do dicionário Houaiss, “esporte
é a atividade física regular, com fins de recreação e/ou manutenção do
condicionamento corporal e da saúde”.
A prática regular do esporte, além de uma vida mais
saudável, proporciona ao praticante, uma forte inclusão social, que inclui um
ciclo de amizades e diversão.”
(Fonte:
ttp://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7467
consultado em 16 de agosto de 2015.)
TEXTO 2
“(...) A crítica à utilização dos esportes como
instrumento de inclusão encontra-se disseminada em setores do meio acadêmico,
em particular nos cursos de formação em educação física, com a difusão da ideia
de que o esporte é um mal em si, sendo impossível a sua utilização para a
autonomia e emancipação dos membros das camadas populares. Mais ainda, o
esporte por “essência” seria excludente por selecionar os melhores. Contrária a
esta perspectiva, ainda encontramos as crenças nos benefícios dos esportes para
a melhoria da qualidade de vida dos participantes ou para a formação social dos
mesmos (GAYA,
2009; STIGGER, 2009; VAZ, 2009).” (Fonte: VIANNA, J.A. &
LOVISOLO, H.R. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, n.2, p.285-96,
abr./jun. 2011. pg. 287.)
TEXTO 3
“A mídia atua na formação e disseminação da visão do
esporte que é passada atualmente para a sociedade: o esporte como espetáculo,
como possibilidade de ascensão socioeconômica (entenda-se melhoria da qualidade
financeira e status social), como mercadoria e consumo.
“(...)
“Podemos perceber que atualmente na mídia há uma
predominância quase total do “Esporte Rendimento” (ou “Esporte Espetáculo”) em
detrimento do “Esporte Saúde e/ou Social”. Pouco se vê reportagens falando
sobre os benefícios de determinado esporte para a saúde, ou, raramente se vê
alguma reportagem falando sobre algum projeto social esportivo e mostrando os
benefícios sociais do esporte, como inclusão, integração, socialização, fuga do
mundo da criminalidade...
“Quando algo parecido com isso aparece nos programas
esportivos, é alguém que veio de origem humilde e que conseguiu se tornar um
bom atleta, um campeão. Assim, fala-se de sua vida sofrida, dos obstáculos
vencidos e de como obteve sucesso... Apenas do conto de fadas!
“(...)
“A cada dia que passa, o esporte fica mais dependente
da mídia e do dinheiro e vai deixando de lado suas características essenciais e
benefícios para se adequar ao mundo capitalista. Ele vai ficando em segundo
plano diante do que as pessoas julgam mais importantes: a vitória (a qualquer
custo e usando até de meios ilícitos - doping), o dinheiro, o sucesso, a
propaganda...
“Assim, a mídia exalta exacerbadamente o campeão e
deixa de lado o competidor que não conseguiu obter êxito. Paralelamente,
força-o a buscar a vitória custe o que custar (até usando meios ilícitos) para
se enquadrar no modelo de esporte atual, onde apenas o campeão tem valor.” (Ilusão em massa: o papel da mídia no esporte, Werlayne Stuart Soares Leite)
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