As redações são corrigidas
com base nas cinco competências do Enem, específicas para a redação e produção
de texto:
I - Demonstrar domínio da
norma culta da língua escrita.
II - Compreender a proposta
de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para
desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
III - Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista.
IV - Demonstrar conhecimento
dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
V - Elaborar proposta de
solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando
a diversidade sociocultural.
A redação que não atende à
proposta solicitada (competência II: tema/tipo de texto
dissertativo-argumentativo) é avaliada como “Fuga ao Tema” ou “Não é
dissertação” e recebe o conceito D (desconsiderada).
Textos identificados
(assinados) pelo participante são classificados como “Identificação do
candidato”.
A redação em branco ou com
menos de 07 linhas escritas recebe o conceito B (em branco), significando que
“Não há texto”, e a redação com impropérios, desenhos ou outras formas
propositais de anulação recebe o conceito “Não há texto” ou A (anulada).
Em todos esses casos é
atribuída nota zero às redações.
(Cartilha do aluno / Novo Enem
2009)
Sou escritor e professor de Língua Portuguesa, literatura e Redação, achei muito valioso o conceito acima, obrigado.
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