Resenhar – fazer uma relação das propriedades de um objeto; enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes; descrever as
circunstâncias que o envolvem.
Objeto resenhado – um acontecimento qualquer da realidade:
- Jogo de futebol;
- Uma comemoração
solene;
- Uma feira de livros;
ou textos e obras culturais:
- Um romance;
- Uma peça de teatro;
- Um filme.
A resenha pode ser:
A)
puramente Descritiva (sem nenhum
julgamento ou apreciação do resenhador);
B)
ou Crítica (pontuada de apreciação,
notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou)
A RESENHA DESCRITIVA
Consta
de:
a)
uma parte descritiva
em que se dão informações sobre o texto:
- nome do autor (ou
dos autores);
- título completo e
exato da obra (ou do artigo);
- nome da editora e,
se for o caso, da coleção de que faz parte a obra;
- lugar e data da
publicação;
- número de volumes e
páginas.
b)
uma parte com o
resumo do conteúdo da obra:
- indicação sucinta do
assunto global da obra (assunto tratado) e do ponto de vista adotado pelo
autor (perspectiva técnica, gênero, método, tom, etc.);
- resumo que apresenta
os pontos essenciais do texto e seu plano geral.
A RESENHA CRÍTICA
Consta
dos seguintes requisitos básicos:
- conhecimento
completo da obra;
- competência na matéria;
- capacidade de juízo
de valor;
- independência de
juízo;
- correção e
urbanidade;
- fidelidade ao
pensamento do autor.
Importância da resenha:
a)
facilita o trabalho profissional ao trazer um breve comentário sobre a obra e
uma avaliação da mesma;
b)
a informação dada ajuda na decisão da leitura ou não do livro.
ESTRUTURA DA RESENHA:
1.
Referência Bibliográfica:
autor (es); título (subtítulo); imprensa (local da edição, editora, data);
número de páginas; ilustração (tabela, gráficos, fotos, etc.);
2.
Credencias do Autor:
informações gerais sobre o autor; autoridade no campo científico; quem fez o
estudo; quando? por quê? onde?;
3.
Conhecimento:
resumo detalhado das idéias principais; de que trata a obra; o que diz; possui
alguma característica especial; como foi abordado o assunto; exige
conhecimentos prévios para entendê-lo?;
4.
Conclusão: o
autor faz conclusões? (ou não?); onde foram colocadas (final do livro ou dos
capítulos?); quais foram?
5.
Quadro de
Referência do Autor: modelo teórico; que teoria serviu de embasamento?; qual o
método utilizado?;
6.
Apreciação:
a)
Julgamento da Obra:
Como se situa o autor em relação:
- às escolas ou correntes científicas, filosóficas,
culturais?
- as circunstâncias culturais, sociais, econômicas,
históricas, etc.?
b)
Mérito da Obra:
Qual a contribuição dada?
Idéias verdadeiras, originais, criativas?
Conhecimentos novos, amplos, com abordagens
diferentes?
c)
Estilo:
Conciso, objetivo, simples?
Claro, preciso, coerente?
Linguagem correta?
Ou o contrário?
d)
Forma:
Lógica, sistemática?
Há originalidade e equilíbrio na disposição das
partes?
e)
Indicação da Obra:
A quem é dirigida: grande público, especialistas,
estudantes?
(LAKATOS,
E. M. e MARCONI, M. de A. Fundamentos de
Metodologia Científica. 3ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 1995.)
OBRIGADO! VAI ME AJUDAR MUITO EM MEUS ÚLTIMOS TRABALHOS NA GRADUAÇÃO DE dIREITO
ResponderExcluirGostaria de saber quais palavras poderia usar para iniciar parágrafos em uma resenha crítica. Encontrei aqui algumas frases, mas são para introdução e conclusão. Obrigado
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