terça-feira, 8 de janeiro de 2013

LEMBRETES QUE PODEM MELHORAR SEU TEXTO




1. Antes de começar a escrever, faça um esquema de seu texto, dividindo em parágrafos as ideias que pretende expor. Isso evita repetição ou esquecimento de alguma ideia;

2. Cheque se os pontos de vista que você vai defender não são contraditórios em relação à tese. Elabore as relações de causa e consequência ou os polos positivos e negativos do tema;

3. Não tenha preguiça de refazer seu texto várias vezes. É a melhor maneira de se chegar a um bom resultado. Procure redigir em aproximadamente uma hora;

4. Enquanto escreve em casa, tenha sempre à mão um dicionário para checar a grafia das palavras e descobrir sinônimos que evitem a repetição;

5. Não fuja ao tema proposto;

6. Escreva o que você pensa sobre o tema dado e não o que você acredita que o corretor do texto gostaria que fosse escrito. Jamais analise os temas propostos movido por emoções exageradas;

7. Não escreva sobre o que você não conhece, nem utilize  sua redação para fins doutrinários;

8. Use a linguagem padrão em seu nível culto;

9. Empregue a linguagem denotativa;

10. Não empregue palavras cujo significado seja desconhecido para você;

11. Evite lugar-comum: frases feitas e expressões cristalizadas, como a pureza das crianças, a sabedoria dos velhos, etc. evite também gírias e a palavra coisa (procure o vocábulo adequado a cada ideia); não use etc.; não abrevie palavras;

12. Evite repetir palavras, use sinônimos. Há repetições que enfatizam. Mas, fora o caso intencional da ênfase, repetir revela pobreza de vocabulário ou desleixo;

13. Evite expressões do tipo belo, bom, mau, incrível, péssimo, triste, pobre,  - são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos;

14. Não “encha linguiça”!  Cada palavra deve ser fundamental e informativa na redação. À falta de ideias, não fique repetindo a mesma coisa com palavras diferentes. Isso é redundância, é prolixidade, é terrível defeito! É preferível poucas linhas bem redigidas a muitas mal escritas. Faça um trabalho honesto;

15. Não aumente o tamanho da letra para dar a impressão de que escreveu bastante. Isso indispõe o avaliador;

16. Letra estilo “bicho-de-pé”, não pode (só se vê a linha de tão pequena). O avaliador não vai colocar lente de aumento só para corrigir a sua redação;

17. Não repita ideias, tentando explicá-las. Se você escrever com clareza, uma só vez basta;

18. Não se desculpe dizendo que não escreveu mais porque o tempo foi pouco;

19. Cuidado com o uso inadequado das conjunções. Elas podem estabelecer relações que não existem entre as frases e tornar o texto sem nexo;

20. Se usar uma pergunta na tese, responda-a ao longo do texto. Evite interrogações na argumentação e na conclusão. Para aprofundar seus argumentos, suas afirmações, use exemplos: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas e informações adquiridas por meio de leitura, estudo e aquisições culturais (bagagem cultural);

21. Pensamento novo, período novo. É comum, entre os que iniciam, misturar no mesmo período ideias que não se completam;

22. Tome cuidado com os períodos muito longos: resultam confusos e são propícios a períodos incompletos;

23. Não empregue a primeira pessoa do singular;

24. Atenção à falta de paralelismo;

25. Centralize o título (só use aspas se for citação);

26. Faça parágrafos a, mais ou menos, três centímetros da margem;

27. Atinja a margem direita e esquerda sem ultrapassá-las;

28. Faça letra legível; se escrever em letra de forma, procure distinguir as maiúsculas das minúsculas;
29. Não borre, não rabisque, nem rasure o texto definitivo;

30. Rascunhe suas ideias antes de passá-las para a folha definitiva;

31. Não exceda o limite máximo de linhas; nem fique aquém do limite mínimo;

32. Com os temas dissertativos, o texto deve apresentar:

a) concatenação de ideias (parágrafos e frases interligados coerentemente);

b) elaboração crítica, coerência e clareza;

c) domínio do léxico e da estrutura da língua;

d) uso da terceira pessoa do singular, mais partícula se; ou, primeira pessoa do plural;

e) tese, argumentação e conclusão;

f) coerência com o tema proposto.

33. Texto dissertativo não deve apresentar:

a) interrogações na argumentação ou na conclusão (só o título e a introdução podem apresentar interrogação);

b) uso da primeira pessoa do singular, salvo exigências feitas pela banca;

c) conversa com o leitor;

d) fuga ao tema ou à modalidade (dissertação) solicitada;

e) título inadequado;

f) uso indevido de clichês, frases prontas e chavões, palavrões, gírias;

g) abordagem subjetiva e emocional do tema;

h) superficialidade, julgamentos gratuitos, religiosos e infundados;

i) linguagem inadequada (coloquial);

j) diálogo, nem personagens.

34. Na conclusão é possível:

a) retomar a tese, reafirmando-a;

b) retomar a tese, oferecendo soluções ou críticas viáveis para os problemas abordados na argumentação.

ATENÇÃO:

Respeite os limites indicados na prova: evite escrever demais; você corre o risco de entediar o corretor e cometer erros.

No vestibular, comece pelo rascunho, depois responda às questões da prova. Conclua essa etapa, retome seu rascunho. Releia-o, faça as alterações necessárias e passe o texto a limpo. Não se esqueça do título.

BOA PROVA! 

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