1. Antes de começar a escrever, faça um esquema de seu
texto, dividindo em parágrafos as ideias que pretende expor. Isso evita
repetição ou esquecimento de alguma ideia;
2. Cheque se os pontos de vista que você vai defender não
são contraditórios em relação à tese. Elabore as relações de causa e
consequência ou os polos positivos e negativos do tema;
3. Não tenha preguiça de refazer seu texto várias vezes. É a
melhor maneira de se chegar a um bom resultado. Procure redigir em
aproximadamente uma hora;
4. Enquanto escreve em casa, tenha sempre à mão um
dicionário para checar a grafia das palavras e descobrir sinônimos que evitem a
repetição;
5. Não fuja ao tema proposto;
6. Escreva o que você pensa sobre o tema dado e não o que
você acredita que o corretor do texto gostaria que fosse escrito. Jamais
analise os temas propostos movido por emoções exageradas;
7. Não escreva sobre o que você não conhece, nem
utilize sua redação para fins
doutrinários;
8. Use a linguagem padrão em seu nível culto;
9. Empregue a linguagem denotativa;
10. Não empregue palavras cujo significado seja desconhecido
para você;
11. Evite lugar-comum: frases feitas e expressões
cristalizadas, como a pureza das crianças, a sabedoria dos velhos,
etc. evite também gírias e a palavra coisa (procure o vocábulo adequado
a cada ideia); não use etc.; não abrevie palavras;
12. Evite repetir palavras, use sinônimos. Há repetições que
enfatizam. Mas, fora o caso intencional da ênfase, repetir revela pobreza de
vocabulário ou desleixo;
13. Evite expressões do tipo belo, bom, mau, incrível,
péssimo, triste, pobre, - são juízos
de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos;
14. Não “encha linguiça”!
Cada palavra deve ser fundamental e informativa na redação. À falta de
ideias, não fique repetindo a mesma coisa com palavras diferentes. Isso é
redundância, é prolixidade, é terrível defeito! É preferível poucas linhas bem
redigidas a muitas mal escritas. Faça um trabalho honesto;
15. Não aumente o tamanho da letra para dar a impressão de
que escreveu bastante. Isso indispõe o avaliador;
16. Letra estilo “bicho-de-pé”, não pode (só se vê a linha
de tão pequena). O avaliador não vai colocar lente de aumento só para corrigir
a sua redação;
17. Não repita ideias, tentando explicá-las. Se você
escrever com clareza, uma só vez basta;
18. Não se desculpe dizendo que não escreveu mais porque o
tempo foi pouco;
19. Cuidado com o uso inadequado das conjunções. Elas podem
estabelecer relações que não existem entre as frases e tornar o texto sem nexo;
20. Se usar uma pergunta na tese, responda-a ao longo do
texto. Evite interrogações na argumentação e na conclusão. Para aprofundar seus
argumentos, suas afirmações, use exemplos: fatos notórios ou históricos,
conhecimentos geográficos, cifras aproximadas e informações adquiridas por meio
de leitura, estudo e aquisições culturais (bagagem cultural);
21. Pensamento novo, período novo. É comum, entre os que
iniciam, misturar no mesmo período ideias que não se completam;
22. Tome cuidado com os períodos muito longos: resultam
confusos e são propícios a períodos incompletos;
23. Não empregue a primeira pessoa do singular;
24. Atenção à falta de paralelismo;
25. Centralize o título (só use aspas se for citação);
26. Faça parágrafos a, mais ou menos, três centímetros da
margem;
27. Atinja a margem direita e esquerda sem ultrapassá-las;
28. Faça letra legível; se escrever em letra de forma,
procure distinguir as maiúsculas das minúsculas;
29. Não borre, não rabisque, nem rasure o texto definitivo;
30. Rascunhe suas ideias antes de passá-las para a folha
definitiva;
31. Não exceda o limite máximo de linhas; nem fique aquém do
limite mínimo;
32. Com os temas dissertativos, o texto deve apresentar:
a) concatenação de ideias (parágrafos e frases interligados
coerentemente);
b) elaboração crítica, coerência e clareza;
c) domínio do léxico e da estrutura da língua;
d) uso da terceira pessoa do singular, mais partícula se;
ou, primeira pessoa do plural;
e) tese, argumentação e conclusão;
f) coerência com o tema proposto.
33. Texto dissertativo não deve apresentar:
a) interrogações na argumentação ou na conclusão (só o
título e a introdução podem apresentar interrogação);
b) uso da primeira pessoa do singular, salvo exigências
feitas pela banca;
c) conversa com o leitor;
d) fuga ao tema ou à modalidade (dissertação) solicitada;
e) título inadequado;
f) uso indevido de clichês, frases prontas e chavões,
palavrões, gírias;
g) abordagem subjetiva e emocional do tema;
h) superficialidade, julgamentos gratuitos, religiosos e
infundados;
i) linguagem inadequada (coloquial);
j) diálogo, nem personagens.
34. Na conclusão é possível:
a) retomar a tese, reafirmando-a;
b) retomar a tese, oferecendo soluções ou críticas viáveis
para os problemas abordados na argumentação.
ATENÇÃO:
Respeite os limites indicados na prova: evite escrever
demais; você corre o risco de entediar o corretor e cometer erros.
No vestibular, comece pelo rascunho, depois responda às
questões da prova. Conclua essa etapa, retome seu rascunho. Releia-o, faça as
alterações necessárias e passe o texto a limpo. Não se esqueça do título.
BOA PROVA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário