Por Fernando A. Moretti
Essas formas de humor são produtos da capacidade que o
ser humano tem de poder ver graça nas pessoas e situações. O humor -
peculiaridade inerente do Homem - se manifesta por meio de gestos, encenações,
olhares, sons e textos.
Num momento inspirado ele faz uma crítica de costumes, de moral, de comportamento social, seja cantando, imitando, encenando uma situação que reflete aquilo que viu e/ou sentiu. Claro que às vezes ele distorce e exagera o fato para dar um toque cômico à sua demonstração, com o intuito apenas de obter o riso. Quando consegue isso, fica satisfeito, pois seu objetivo foi alcançado.
Num momento inspirado ele faz uma crítica de costumes, de moral, de comportamento social, seja cantando, imitando, encenando uma situação que reflete aquilo que viu e/ou sentiu. Claro que às vezes ele distorce e exagera o fato para dar um toque cômico à sua demonstração, com o intuito apenas de obter o riso. Quando consegue isso, fica satisfeito, pois seu objetivo foi alcançado.
Muito hábil, o Homem quando não consegue contar, encenar
ou cantar, usa o desenho. Nesse momento surge a caricatura, uma forma que
existe desde que ele aprendeu a rabiscar nas cavernas,
ou seja: um recurso que inventou para manifestar sua imaginação em relação ao
mundo que o cercava.
Com o tempo surgiu a charge, o cartum e os quadrinhos.
Não é fácil estabelecer uma diferença definitiva entre essas formas de arte.
Vamos tentar:
Caricaturar é deformar as características marcantes de
uma pessoa, animal, coisa, fato, mantendo-as próximas do original para haver
referência na identificação. A caricatura,
em geral, pode ser usada como ilustração de uma matéria (fato), mas quando esse
"fato" pode ser contado inteiramente numa forma gráfica, é chamado de charge.
Portanto, a charge nasceu da caricatura. Isso foi no século XIX, quando o
desenhista francês Honoré Daumier criticava implacavelmente o governo da época
com seu traço ferino no jornal La Caricature. Ao invés de escrever nomes ou
descrever fatos ele ia à carga (charge = ataque) e impunha uma
"opinião" traduzindo ou interpretando os fatos em imagens sintéticas
que misturavam pessoas (figura social), vestimentas (classe social) e a
situação (cenário).
Os jornais logo perceberam o potencial da charge para noticiar atacando as áreas: política, esportiva, religiosa, social. O público adorou. A partir daí a charge virou "forma de expressão" passando a ser arte e... arma! A forma gráfica da charge pode ter uma imagem (a mais comum) e também ter uma sequência de duas ou três cenas ou estar dentro de quadrinhos ou totalmente aberta, com balões ou legendas. Entretanto, essa poderosa arma está ligada aos costumes de uma época e região. Se for transportada para fora desse ambiente, a charge perde o impacto, pois é feita para compreensão imediata daqueles que conhecem os símbolos e costumes usados na referência. Essa é uma limitação da charge, pois torna-a temporal e perecível. Mas tem uma vantagem: dependendo de sua força informativa, pode ocupar o lugar de uma matéria ou artigo. Por isso, hoje, é merecidamente definida como um "artigo assinado".
Os jornais logo perceberam o potencial da charge para noticiar atacando as áreas: política, esportiva, religiosa, social. O público adorou. A partir daí a charge virou "forma de expressão" passando a ser arte e... arma! A forma gráfica da charge pode ter uma imagem (a mais comum) e também ter uma sequência de duas ou três cenas ou estar dentro de quadrinhos ou totalmente aberta, com balões ou legendas. Entretanto, essa poderosa arma está ligada aos costumes de uma época e região. Se for transportada para fora desse ambiente, a charge perde o impacto, pois é feita para compreensão imediata daqueles que conhecem os símbolos e costumes usados na referência. Essa é uma limitação da charge, pois torna-a temporal e perecível. Mas tem uma vantagem: dependendo de sua força informativa, pode ocupar o lugar de uma matéria ou artigo. Por isso, hoje, é merecidamente definida como um "artigo assinado".
O cartum veio
depois da charge e é diferente. A palavra inglesa "cartoon"
significa: cartão, papelão duro, e deu origem ao termo cartunist, ou seja:
desenhista de cartazes. No Brasil, o cartum também é uma forma de expressar
ideias e opiniões, seja uma crítica política, esportiva, religiosa, social. O
desenho pode ter uma imagem (isolado), duas ou três (sequenciado) dentro de
quadrinhos ou aberto; pode ter balões, legendas e se beneficiar de temas fixos.
Alguns cartuns têm caricatura, mas é muito raro - a não ser quando usado para
satirizar figuras históricas conhecidas (Hitler, Napoleão, etc.).
A forma do Cartum é universal, atemporal e não-perecível.
Qualquer leitor do mundo ri com o náufrago, o amante dentro do armário, brigas
entre anjo e diabo, gato e cachorro, marido e mulher. Os temas: ET's, amor,
esportes, família e pesca, são muito explorados. O comportamento geral de
políticos, militares e religiosos também, pois não é preciso definir seus
países, uma vez que agem de forma igual. Num jornal, o cartum pode até ilustrar
uma matéria (ilustração), porém muito raramente ocupará o lugar de um artigo
assinado como a ferina e combativa charge.
Claro que a sequência narrativa do cartum está próxima à
dos quadrinhos - principalmente quando se desenrola em várias cenas -, mas isso
não o torna quadrinho, pois falta-lhe personagem fixo e elenco. Por outro lado,
o cartum pode ser feito com apenas um quadro (cena) e os quadrinhos não (com
exceção da tira).
Os quadrinhos têm
personagens e elenco fixos, narrativa sequencial em quadros numa ordem de tempo
onde um fato se desenrola através de legendas e balões com texto pertinente à
imagem de cada quadrinho. A história pode se desenvolver numa tira, numa página
ou em duas ou em várias páginas (revista ou álbum). É óbvio que para uma
história ser em quadrinhos ela precisa ter no mínimo dois quadrinhos (ou
cenas). A tira diária
é uma exceção, pois, às vezes, a história pode ser muito bem contada em 1 só
"quadrinho" (o espaço da própria tira), mas isso não a torna um
cartum, apesar da proximidade.
Uma História em Quadrinhos é ampla e maleável. Pode ser
temporal, atemporal, regional, política, policial, científica, social, erótica,
esportiva, esotérica, histórica, infantil, adulta, underground, terror e de
humor. Utiliza figuras humanas perfeitas ou destorcidas (caricaturadas),
animais humanizados, homens animalizados, bonecos, objetos, etc.
Alguns diretores de cinema, antes de fazer um filme,
quadrinizam as ações - como o caso de George Lucas em "Guerra na
Estrelas". Por outro lado, algumas editoras quadrinizam um filme de sucesso
e vendem a história em bancas em forma de revista.
© Reprodução autorizada para o Humor Vítreo
muito bom!
ResponderExcluir(:
ResponderExcluirParabéns!
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