Modelo de análise de
desempenho na Redação
A redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo- argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
Na redação, também serão avaliadas as cinco competências da Matriz do ENEM, referidas à produção de um texto. Cada uma das competências será avaliada numa escala de 0 a 100 pontos.
Caso
o participante não desenvolva o tema e a estrutura solicitados, será atribuída
a nota ZERO à competência II da redação, o que anula a correção das demais
competências da redação. A nota global da redação, neste caso, será ZERO.
A
nota global da redação será dada pela média aritmética das notas atribuídas a
cada uma das cinco competências específicas da redação.
As
cinco competências avaliadas na redação são as mesmas avaliadas na parte
objetiva da prova, traduzidas para uma situação específica de produção de
texto, conforme especificado a seguir.
Competências do ENEM
Parte
Objetiva: Redação
I. Demonstrar domínio da norma culta da
língua escrita.
Na
competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado
a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão
considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na
utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e
colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada,
no desempenho lingüístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.
II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
O
eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma
problemática a respeito da qual se pede um texto escrito em prosa do tipo
dissertativo-argumentativo em prosa. Por meio deste tipo de texto, analisam-se,
interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se
em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.
III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Na
competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação
formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados,
informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema
proposto.
IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Na
competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da
modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e
opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto.
Serão considerados os mecanismos lingüísticos responsáveis pela construção da
argumentação na superfície textual, tais como: coesão referencial; coesão
lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical
(uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações
anafóricas, conectores intervocabulares, intersetenciais, interparágrafos).
V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Na
competência V, verifica-se como o participante indicará as possíveis
variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de
intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre
o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas,
tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de
vista, eixos de uma sociedade democrática.
TUDO SOBRE O ENEM,
VOCÊ SÓ ENCONTRA AQUI!!!
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