ATA:
Damos
o nome de ata ao registro escrito no qual se resume com clareza o que se passou
em uma sessão, convenção, assembleia, congresso, etc. Geralmente é redigida
pelo 1º Secretário ou outro membro previamente selecionado do grupo.
Normalmente
as atas são escritas em livros próprios para esse fim, ou ainda em folhas
soltas, numeradas e rubricadas do início ao fim por quem de direito a redige.
Na
ata não se pode deixar espaço em branco, a fim de que mais tarde não se venha a
alterar o texto. Caso quem esteja encarregado de redigir a ata venha a cometer
algum erro, deve corrigi-lo usando a expressão “digo”. Caso o erro só seja
percebido depois de redigida a ata, a correção deve ser feita da seguinte
forma: “Em tempo: onde se lê... leia-se...”.
Na
ata não podemos usar abreviações e os números devem ser escritos por extenso.
Veja
um exemplo:
Aos vinte e seis dias do
mês de julho de dois mil e treze, em sua sede social, na Rua Mebael número quinze,
nesta Capital, às quinze horas, reuniram-se, em Assembleia Geral
Extraordinária, convocada por anúncios publicados no Jornal do Comércio dos
dias vinte e três, vinte e quatro e vinte e cinco do corrente mês, e no Diário
Oficial, nas mesmas datas, os acionistas da GONZALEZ AUTO PEÇAS S. A.,
representando mais de dois terços do capital social com direito a voto,
conforme assinaturas constantes no livro de Presença de Acionistas. Por
unanimidade assumiu a presidência dos trabalhos o acionista senhor Fulano de
Tal, que convidou o acionista senhor Beltrano de Tal para servir de secretário.
Constituída a mesa, o senhor Presidente declarou abertos os trabalhos e
determinou a leitura, pelo Secretário, do Edital de Convocação, assim
publicado: ".....................................................”.
Conhecida a matéria constante da ordem do dia, o senhor Presidente determinou
fosse lida a proposta da Diretoria, bem como o parecer emitido pelo Conselho
Fiscal, documentos estes nos seguintes teores:
"..................................................”. Finda a leitura
desses documentos, o senhor Presidente colocou-os em discussão e, em seguida,
em votação, do que resultou a aprovação unânime, na íntegra, pela Diretoria.
Esgotada a ordem do dia e como ninguém mais fez uso da palavra, foram encerrados
os trabalhos e lavrada esta Ata, a qual, lida e aprovada, recebe as assinaturas
da mesa e da totalidade dos presentes. Desta Ata serão extraídas cópias
autênticas para os fins legais. São Paulo, vinte e seis de julho de dois mil e
treze.
PROCURAÇÃO:
Forma
de documento público ou particular em que alguém (outorgante) confere a outrem
(outorgado) poderes para agir em seu nome.
Em outras palavras, a procuração é o documento através do qual alguém
recebe poderes de uma pessoa para agir em nome dela. Pode ser: Particular, na
qual é imprescindível o reconhecimento da firma de quem dá a procuração; pode
ser manuscrita ou digitada; e também pode ser Pública, lavrada em cartório.
Veja
a seguir um exemplo de procuração:
PROCURAÇÃO
Pelo presente instrumento
particular de procuração, Maria do Rosário Lima e Sousa, brasileira, casada,
professora, RG n° x, CPF n° x, residente e domiciliada nesta cidade, na rua
Afonso Pena, n° 30, Boa Vista, na qualidade de representante legal da sua filha
menor impúbere, Paula Lima e Sousa, nomeia e constitui sua bastante procuradora
Marcela Silva, brasileira, solteira, advogada, OAB n° xxxxxx, residente e
domiciliada nesta cidade, conferindo-lhe poderes da cláusula "ad
judicia", para especificamente propor ação de alimentos contra José
Lima e Sousa, podendo a citada procuradora praticar todos os atos necessários
para o fiel desempenho do presente mandato, inclusive acordar, discordar,
transigir, desistir, dar e receber quitação e substabelecer com ou sem reserva
de poderes.
Recife,
12 de julho de 2013.
_________________________________
Maria do Rosário Lima e
Sousa
ABAIXO-ASSINADO:
Damos
o nome de abaixo-assinado ao documento particular assinado por várias pessoas,
destinado a alguém (principalmente autoridades) que tem poder para decidir sobre
aquilo que se pede.
Em
geral, o abaixo-assinado contém reivindicações, pedido, manifestação de
protesto ou de solidariedade, etc.
Como
se observa, a “correspondência oficial” é um conjunto de normas regedoras das
comunicações escritas, internas e externas, de repartições públicas. A
correspondência oficial, em linhas gerais, subordina-se aos mesmos princípios
que orientam as demais correspondências. Esses princípios são ditados pelo
serviço público federal e adotado, com pequenas adaptações, pelos estados e
municípios.
Veja
agora um exemplo de abaixo-assinado:
Modelo de Abaixo-assinado
Ao Excelentíssimo Senhor
Prefeito de Manaus
Os
abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados na rua das Flores,
bairro da paz, nesta cidade de Manaus, solicitam de V.Exª a instalação de coletores seletivos de lixo, a
fim de atender ao projeto comunitário de reciclagem de plásticos, alumínio e
vidros.
Na
certeza de sermos atendidos, encaminhamos esse documento em três folhas
numeradas e assinadas por todos os moradores, e em duas vias que serão
protocoladas em seu Gabinete.
Nomeamos
o morador José de Jesus Silva, fone xxxx-xxxx, como nosso representante, caso
V.Exª necessite de outras informações.
Manaus,
...de......de 2013.
Nome
|
Identidade
|
Endereço
|
Rubrica
|
José de Jesus Silva
|
0X0.0X0 SSP/AM
|
Rua das Flores, 01
|
|
Maria das Dores Souza
|
001.999 SSP/AM
|
Rua das flores, 03
|
DECLARAÇÃO:
Declaração
é o documento em que se manifesta uma opinião, conceito, resolução ou
observação. Assemelha-se ao atestado, às vezes. Em diplomacia, dá-se o nome de
declaração a um documento de órgão colegiado, espécie de manifesto. A mais
importante é, talvez, a “Declaração Universal dos Direitos do Homem”, aprovada
em resolução da II Seção Ordinária da Assembleia das Nações Unidas e consequência
da Carta das Nações Unidas. A seguir, apresentamos um modelo de Declaração:
(timbre da empresa ou
instituição com nome e endereço)
Declaração
Eu, abaixo assinado, (nome) , RG n°, (número)
, CPF n° (número) ,
residente à
(endereço) ,
bairro ____________, na cidade de ___________________, integrante do
projeto,_____ (nome do
projeto) inscrito no
Edital (número e nome) , venho declarar, nos termos
dos arts. 18 e 125 da Lei Estadual nº 9.433 de 01 de março de 2005, que não
pertenço ao quadro de servidores do Estado da Bahia, de suas autarquias,
fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
(cidade) , (data)
de (mês) de 2007.
______________________________________
(nome completo e assinatura)
ATESTADO:
Instrumento que serve para
se declarar ou atestar certa verdade. É um documento que é bastante frequente
nos serviços. Veja, a seguir, um modelo de Atestado:
ATESTADO
Atesto para os devidos
fins, a pedido do interessado, que o (a) Sr (a). ___________________,
portador(a) do RG nº ____________ SSP/(UF), foi submetido à exame médico, nesta
data, no horário das ____horas às _____horas, sendo portador de _____________
CID - _____.
[Município], [UF], ____ de
___________ de 20___.
__________________________________________
(Assinatura)
Dr
(a). _____________________
CRM-[UF]
Nº ____________
CPF
Nº ________________
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