MEMORANDO:
Documento
utilizado por encarregados de setor, chefes de seção, diretores, para fazer a
comunicação interna dos órgãos ou repartições.
O memorando
compõe-se de:
1.
Cabeçalho:
Localidade e data
2.
Epígrafe:
Nome do documento, sigla, número e ano
3.
Vocativo:
4.
Texto:
5.
Fecho: Respeitosamente:
autoridade superior à de quem assina
Atenciosamente: mesmo
nível ou inferior ao de quem assina
6. Assinatura
7. No canto
inferior esquerdo, ficam as iniciais maiúsculas do redator e as minúsculas de
quem digita (se a mesma pessoa faz as duas funções: barra, iniciais
minúsculas).
Veja um
exemplo:
Secretaria de
Estado de Cultura
São Paulo (SP), 18 de novembro de
2008.
Mem.S.E. – nº 024/93
Sr. Diretor da Divisão de
Administração
Solicito de
Vossa Senhoria providências junto à Seção de Manutenção, para que sejam
confeccionadas 02 (duas) chaves para o armário de aço patrimônio DDE – nº
6.778.
Respeitosamente,
Maria Seixas
Chefe da
Seção de Expediente
MS/rs
OFÍCIO:
Forma de correspondência oficial
trocada, geralmente, entre chefes ou dirigentes de hierarquia equivalente, ou
superior à do signatário, na Administração Pública, tratando sempre de assunto
oficial da competência de quem o emana. Utiliza-se, também, como expediente de
comunicação escrita de um agente público a particular.
O ofício compõe-se de:
1.
Cabeçalho:
Localidade e data
2.
Epígrafe:
Ofício, sigla, número/ano
3.
Vocativo:
4.
Texto:
5.
Fecho:
[Respeitosamente/Atenciosamente/Cerimonial
(forma fixa: Com antecipados agradecimentos, apresentamos a V. Sª nossos
protestos de elevada estima e consideração.)
6.
Assinatura acompanhada de cargo ou função:
7.
Destinatário: a) Forma de tratamento adequado
b)
Nome da autoridade
c) Nome do
cargo
d) Localidade
8. Identificação.
Exemplo:
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SÃO PAULO
São Paulo (SP), 10 de março de
2008.
Secretaria de Obras Públicas
SOP/Ofício SOP – nº 99/08
Senhor Diretor:
Cumpre-nos
informar a V. Sª que daremos início, no próximo dia 20, à pavimentação
asfáltica da Avenida D. Pedro II, entre as Ruas X e Y.
Por este
motivo, vimos solicitar-lhe a interdição de veículos no citado trecho durante
os trabalhos, não só por medida de segurança para os operários, como também
para a garantia do êxito da obra.
Com
antecipados agradecimentos, apresentamos a V. Sª nossos protestos de elevada
estima e consideração.
José da Silva
Secretário de
Obras Públicas
Ilmº Sr.
DD. Diretor do Detran
Clóvis de
Matos
São Paulo – SP.
SF/rs
OFÍCIO CIRCULAR:
Forma de correspondência oficial
endereçada a vários interessados, para conhecimento do seu assunto.
***
São Paulo (SP), 11 de julho de
2005.
Ofício-circular DENA – nº 74/05
Senhores Chefes de Seção,
Comunico a V.
Sas que, devido à flexibilização de horário deste Departamento, todos os
funcionários passarão a utilizar o livro, ao invés do cartão, para assinar o
ponto, a partir do dia 20 deste mês.
Atenciosamente,
Júlio Badra
Diretor do
DENA
JB/ns
CARTA:
Documento empregado na comunicação de caráter social utilizado
por secretários, diretores, coordenadores, superintendentes, para agradecer uma
cortesia, fazer uma solicitação, convite ou externar agradecimentos.
A carta compõe-se de:
1. Cabeçalho:
Localidade e data
2. Epígrafe: Carta, sigla, número, ano
3. Destinatário:
a) Forma de tratamento adequado
b)
Nome da autoridade
c)
Nome do cargo ou função
d)
Nome da repartição/órgão
4. Vocativo:
5. Texto:
6. Fecho:
7. Assinatura e cargo:
8. Identificação:
SECRETARIA DE
TRANSPORTES METROPOLITANOS
COORDENADORIA DE TRANSPORTE COLETIVO
COORDENADORIA DE TRANSPORTE COLETIVO
São Paulo (SP), 03 de agosto de
2006.
Carta C.T.C. – nº 016/06
Ilustríssimo Senhor
Orlando Vieira
Diretor da Divisão Estadual de
Ensino Tecnológico da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento
Econômico.
Prezado Senhor,
Agradeço a V.
Sª o envio da relação dos servidores que ficarão à disposição desta
coordenadoria, no período de 17/10 a 07/11 do corrente ano, prestando serviço
de apoio quando da realização do seminário “Controle de Transporte Coletivo,
sob Regime de Fretamento”.
Na
oportunidade, renovo os protestos de consideração e apreço.
Silvio Moura
Coordenador
SM/ip
REQUERIMENTO:
Instrumento
que serve para solicitar algo a uma autoridade do serviço público.
O
requerimento compõe-se de:
1.
Destinatário: Forma de tratamento e nome do cargo
ou função
2.
Texto:
3.
Fecho, geralmente um dos seguintes: Nestes
termos em que pede deferimento/ Nestes termos/ Pede deferimento/ NT ou PD
4.
Localidade e data:
5.
Assinatura.
REQUERIMENTO
SOLICITANDO EXAME DE SEGUNDA CHAMADA
Exmº Sr. Diretor das Faculdades
Integradas de Marília,
JOANA DA
SILVA, aluna regularmente matriculada na Faculdade de Direito, 4º período do
ano letivo em curso, impedida de realizar o exame de Latim, por motivo de
doença, conforme comprova o atestado em anexo, vem requerer de V. Exa. que lhe
conceda a oportunidade de realizar o exame em segunda época.
Nestes termos
pede deferimento.
Marília (SP),
30 de novembro de 2007.
Joana da
Silva
boas dicas, qd vou escrever uma redação oficial devo pular linhas?
ResponderExcluirMUITO BEM RESUMIDO
ResponderExcluirME AJUDOU MTO
OBRIGADA!
ajudou-me
ExcluirObrigado Professor!
ResponderExcluirAlguém tem um modelo de despacho administrativo? Daqueles de férias, por exemplo, que é redigido no verso do requerimento.
ResponderExcluirObrigada professor, me ajudou muito!
ResponderExcluirpulam as linhas conforme o exemplo da redação oficial?
ResponderExcluirMuito bom, porém há coisas que foram abolidas do Manual de Redação Oficial da Presidência da República,e que estão acima mencionadas, tais como: Ilustríssimo, DD (Digníssimo), etc.
ResponderExcluirSugiro uma correção.
Que Jesus nos abençoe sempre!!!
Estou fazendo um curso de redação e as dicas são ótimas
ResponderExcluirme ajudou bastante,obrigada.
ResponderExcluirPrezados, os exemplos trazem a expressão "ilustríssimo", que não é mais recomendada há tempos.
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