sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DICAS PARA ESCREVER UMA REDAÇÃO NOTA DEZ NA PROVA DO NOVO ENEM



Martha Neiva Moreira

RIO - Quem quer fazer uma boa redação no novo Enem deve ter algumas preocupações em mente. A primeira é a necessidade de atender às exigências da matriz de referência, como rigor gramatical, clareza, coesão e coerência no texto. A segunda é que todos os candidatos devem fazer uma proposta de solução para o problema expresso no tema.
Ler redações de anos anteriores é uma boa maneira de treinar. Por isso, selecionamos, a partir de textos enviados pelo Inep, três modelos de redação: uma considerada ótima, outra mediana e uma terceira abaixo da média. O tema geral tratava da importância de se conviver com a diferença. Todas as redações foram analisadas e comentadas pelo professor de língua portuguesa Raphael Torres, do curso pré-vestibular Intellectus. Os textos foram mantidos exatamente como foram enviados pelo Inep.

Título: Respeito à Vida

Durante bilhões de anos, segundo Darwin, a vida vem se diferenciando por meio de processos evolutivos, através das quais surgiu o homem, portanto somos fruto da diferença. Embora pertençamos à mesma espécie, aspectos étnicos e culturais nos diferenciam uns dos outros. Dificilmente iremos concordar com todas as manifestações culturais a que seremos expostos, porém temos de respeitar a todas, o que só acontecerá com a educação e com a civilização do indivíduo.
Para compreendermos um determinado povo ou costume é necessário entendê-lo. Para entendê-lo é preciso estudá-lo. A escola de qualidade proporciona um aprendizado dos motivos pelos quais uma determinada cultura age desta ou daquela maneira. Não da para entender o bumba-meu-boi sem saber quais são as raízes históricas e a formação da população do Amazonas. O ensino também ajuda a moldar a ética através de valores morais, como a da cidadania.
As várias liberdades, de religião, de imprensa, de opinião, estão estabelecidas na constituição de nosso país e respeitá-las é de nosso dever e exercê-las é nosso direito. No entanto, as nossas liberdades não devem ferir as liberdades alheias, temos, como cidadãos, de respeitar a opinião, o costume e os valores dos outros. A civilização da pessoa implica, entre outras coisas, na aceitação, no respeito e na convivência com os outros cidadãos.
Somos diferentes, mas somos todos oriundos de uma mesma diferença, a vida. Respeitar o outro, independente de sua cor, credo ou cultura, é alem de uma questão ética é legal, é respeito a própria vida.

Comentário do professor
Este texto, assim como todas as redações consideradas pelo Inep como acima da média de qualidade, carregou a transversalidade das disciplinas escolares como ponto marcante, contando frequentemente com conceitos de biologia, como recurso conteudístico. Colaborou decisivamente para a qualidade da estrutura do texto a estratégia do candidato, por sinal sempre bem oportuna, de enumerar em sua introdução as propostas das quais trataria ao longo do desenvolvimento da redação: a educação e a civilização do indivíduo. Exemplificação altamente pertinente a uma dissertação, a justificativa da existência do "bumba-meu-boi" na cultura amazonense, na medida em que se trata de dado do senso comum, independente de pré-requisito de conhecimento (competência III), além de, assim, mais uma vez, carregar o texto de conteúdos provenientes de outras disciplinas do currículo escolar como geografia (competência II).
O candidato só cometeu um deslize no que tange à repetição vocabular, principalmente quanto à palavra mais representativa da sua proposta de resolução da intolerância ("liberdade" chega a aparecer três vezes no mesmo parágrafo). O texto segue fielmente a diretriz do Inep no que diz respeito aos direitos humanos (competência V), construindo alternativas solidárias e socialmente engajadas.

Título: A Necessidade das Diferenças

De acordo com a Teoria da Educação das Espécies, o que possibilita a formação do mundo como conhecemos hoje foi a sobrevivência dos mais aptos ao ambiente. A seleção natural se baseia na escolha das características mais úteis. Estas somente se originam a partir das diferenças determinadas por mutações em códigos genéticos com o passar do tempo.
Se no âmbito biológico as variações são imprescindíveis à vida, no sociológico não é diferente. Uma vez todos iguais, seriamos atingidos pelos mesmos problemas sem perspectiva de resolução, já que todas as idéias seriam semelhantes.
A maioria das pessoas está inserida em um contexto social. Contudo grandes inovações se fazem a partir do reconhecimento da individualidade de seus integrantes. Assim é de nossa responsabilidade respeitar nossos semelhantes independentes do sexo, raça, idade, religião, visto que dependemos mutuamente.
Obviamente nem todas as diferenças são benéficas. Por exemplo, a diferença entre classes sociais não poderia assumir tal demissão. Para somá-la, necessitamos de uma melhor distribuição de renda aliada a oportunidades de trabalho, educação e saúde para todos.
Devemos nos conscientizar que somos todos iguais em espécie mas conviver com as diferenças (por mais difícil que pareça), pois elas nos enriquecem como pessoas. Nossos esforços devem ser voltados contra discriminações anacrônicas e vis, como o racismo ou perseguições religiosas. Estas não nos levam a lugar algum, apenas nos desqualificam como seres humanos.

Comentário do professor
A primeira locução adverbial apresentada pelo texto ("De acordo com a Teoria da Evolução das Espécies") já comprova o quanto o candidato se mostrou alinhado às propostas de uma prova que visa insistentemente ao contato constante entre as mais variadas disciplinas, sempre de maneira a aumentar a eficácia na produção de conhecimento. Da biologia, chegou à sociologia, com noções claras a respeito da coletividade. Compreender fenômenos caracteriza-se como um dos eixos cognitivos comuns a toda a avaliação e representa a competência II, ligada ao diálogo entre a redação e as demais matérias.
Outro ponto extremamente positivo do texto é a obediência aos princípios básicos de direitos humanos, aspecto imprescindível na correção das redações pelo Inep, previsto pela competência V, e um grande obstáculo à construção de redações mais radicais quanto à postura ideológica.
Entretanto, apresenta opções linguísticas que bancas mais criteriosas não aceitariam. O pronome "estas" parece mal aplicado nos primeiro e último parágrafos, na medida em que, fazendo a retomada de elementos anteriores (caráter anafórico), deveria ser substituído por "essas". Ainda na análise das ligações físicas entre frases e parágrafos, a repetição vocabular, principal e insistentemente da palavra-chave do tema ("diferenças"), limitou em parte a progressão das ideias.
Além disso, há problemas de pontuação, principalmente no isolamento de certos conectores ou locuções adverbiais deslocadas, o que, entretanto, não compromete a organização textual, mas prejudica parcialmente a competência I, referente ao respeito às regras gramaticais. Esse critério de correção perde também em parte pela regência do verbo "depender", no terceiro parágrafo, que carece de um complemento explícito como retomada de uma ideia expressa anteriormente na mesma frase.

Título: A viagem

Lucas era um menino muito inteligente como o seu pai, já mais pensou que a morte iria levar a pessoa mais importante da sua vida, seu Pai.
No dia 5 de agosto de 1995 seu pai Antonio iria fazer uma festa para comemorar a vitoria por ter ganhado a maior fazenda da região numa roça, mas não sabia que naquela dia de muita felicidade, uma desgraça ia acontecer.
Então muito feliz com a festa, seu Antonio resolveu fazer um brinde pela vitória, mas logo após o brinde sentiu-se mal, com uma grande dor nas cabeça, logo foi levado para o quarto, onde será o seu último dia ao ver sua família.
Sr. Antônio ao sentir que naquela hora já iria partir, chamou Lucas o seu filho mais belo e disse:
- meu filho cuide bem de sua mãe e seus irmãos e da nossa fazenda, porque aonde quer que eu esteja sempre estarei olhando por vocês, e sentir-se o enorme orgulho da família que tenho. Pois a minha viagem vai ser lindas e grandiosa.
Depois de dizer essas palavras ao lindas fechou os olhos e partiu.
Deixando uma enorme dor nos corações das pessoa que o amava muito.

Comentário do professor
O texto desrespeita completamente a tipologia dissertativa exigida pela prova quando escolhe contar uma história (narração). A estratégia é suficiente para a banca zerar a nota do candidato. Há desvios evidentes de regras gramaticais, tais como concordância ("nas cabeça", "a minha viagem vai ser lindas", "das pessoa que o amava muito" ), ausência de pontuação ("meu filho cuide bem", "Então muito feliz com a festa") e erros ortográficos claros ( "já mais" em vez de "jamais"), que comprometem a competência I e, indiretamente, a compreensão textual (competência III). Além disso, o tema em questão não foi em instante algum considerado na construção textual. 

Um comentário:

  1. bboa demais essas redaçôes, ja estou praticando e esse enen de 2013 eu vou tirar uma boa pontuação! se deus quizer...! bjão

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