A. INTRODUÇÃO (início, começo, exórdio)
Podemos começar uma redação
fazendo uma afirmação, uma declaração, uma descrição, uma pergunta e de muitas
outras maneiras. O que se deve guardar é que uma introdução serve para lançar o
assunto, delimitar o assunto, chamar a atenção do leitor para o assunto que
vamos desenvolver.
Uma introdução não deve ser muito
longa para não desmotivar o interlocutor. Se a redação dever ter trinta linhas,
no máximo, aconselha-se a que o aluno use de quatro a seis para a parte
introdutória.
DEFEITOS A EVITAR
I. Iniciar uma ideia geral, mas que não se
relaciona com a segunda parte da redação.
II. Iniciar com digressões (o início dever ser
curto).
III. Iniciar com as mesmas palavras do título.
IV. Iniciar aproveitando o título, com se este
fosse um elemento da primeira frase.
V. Iniciar com chavões.
Exemplos:
- Desde os primórdios da Antiguidade...
- Desde os primórdios da Antiguidade...
- Não é fácil a respeito de...
- Bem, eu acho que...
- Um dos problemas mais discutidos na atualidade...
- Atualmente...
B. DESENVOLVIMENTO (meio, corpo)
A parte substancial e decisória
de uma redação é o seu desenvolvimento. É nela que o aluno tem a oportunidade
de colocar um conteúdo razoável, lógico, teórico. Se o desenvolvimento da
redação é sua parte mais importante, deverá ocupar o maior número de linhas.
Supondo-se uma redação de trinta linhas, a redação deverá destinar de catorze
(14) a vinte (20) linhas para o corpo ou desenvolvimento da mesma.
DEFEITOS A EVITAR
I. Pormenores, divagações, repetições, exemplos
excessivos de tal sorte a não sobrar espaço para a conclusão.
C. CONCLUSÃO (peroração, fecho, final ou
considerações finais)
Assim como a introdução, o fim
deverá ocupar uma pequena parte do texto. Se a redação está planejada para
trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas.
Na conclusão, nossas ideias
propõem uma solução ou uma crítica construtiva. O ponto de vista do escritor,
apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão.
Se alguém introduz um assunto,
desenvolve-o brilhantemente, mas não coloca uma conclusão o leitor se sentirá
perdido, estupefato.
DEFEITOS A EVITAR
I. Não finalizar (é o principal defeito);
II. Avisar que vai concluir na conclusão,
utilizando expressões como "Em resumo", “Conclui-se” ou
"Concluindo".
Me ajudou bastante...
ResponderExcluirConteúdo muito insuficiente. Precisamos de detalhes, exemplos, mais "o que deve ser feito" e menos "o que evitar". Senão fica-se somente naquele lugar comum do "a introdução, como o próprio nome diz, introduz", "o desenvolvimento desenvolve" e "a conclusão conclui". Poder-se-ia, por exemplo, explicar as partes da introdução, como contextualizar e depois formular a tese; o que é uma tese e exemplos, etc.
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